As 5 baladas mais poderosas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock

Sem dúvida, as baladas de rock normalmente estão entre as favoritas do público, com suas melodias calmas e envolventes. Afinal, elas deixam de lado aquele som pesado e intenso da maioria dos tradicionais hits do gênero, furando um pouco mais a bolha musical.

É diferente quando uma banda de rock desacelera o ritmo e aumenta a emoção. Por gerações, a força das baladas poderosas esteve em pleno destaque. Assim, essas músicas alavancaram carreiras e inspiraram fãs em todo o mundo a erguer seus isqueiros (e mais tarde, telefones celulares) no ar.

Nenhuma época abraçou mais esse tipo de música do que os anos 80, o período em que a vibe estava no auge. Journey, Heart e Bon Jovi estavam entre os artistas que lideraram o início, mas as baladas também vieram de fontes inesperadas, como Ozzy Osbourne, Motorhead e Metallica. E embora elas sejam frequentemente ‘ridicularizadas’ por fãs mais exigentes, em muitos casos acabam virando clássicos atemporais.

 

Assim sendo, hoje separamos as cinco baladas mais poderosas do rock, segundo a revista Ultimate Classic Rock. Confira abaixo o top 5!

 

5. Foreigner – “I Want To Know What Love Is”

Em 1984, Mick Jones do Foreigner estava cercado de mudanças, tanto boas quanto ruins. O roqueiro se divorciou e conheceu alguém novo com quem pretendia se casar. Enquanto isso, a banda estava mudando à medida que o relacionamento entre Jones e o cantor Lou Gramm começava a se fragmentar. Assim, esse conjunto de acontecimentos ajudou a criar e levar “I Want to Know What Love Is” a outro nível de grandeza. Desde então, a faixa virou o maior sucesso da carreira da banda.

 

4. Journey – “Don’t Stop Believin’”

Esse sucesso é, sem dúvida, uma das canções mais celebradas, regravadas, analisadas e executadas na história do rock. “Don’t Stop Believin‘” do Journey é um ataque calculado e preciso às emoções do ouvinte. Do distinto piano de abertura à crescente agitação da guitarra, mesclado com os vocais eletrizantes de Steve Perry, tudo aqui foi projetado para criar expectativa. Demora mais de três minutos para o refrão da música chegar, mas quando isso acontece, todos ao alcance da voz estão prontos para cantar junto.

 

3. Guns N’ Roses – “November Rain”

Numa época em que todas as bandas começavam a lançar suas versões de baladas, o Guns N’ Roses não perdeu tempo e começou a superar todos eles. O icônico single do grupo de 1991, “November Rain”, foi uma saga, completa com coro de apoio e cordas. Aliás, a música estava presa na mente do vocalista Axl Rose por quase 10 anos antes que ele finalmente pudesse a gravar com a banda. Por fim, vale destacar o videoclipe do hit, que rapidamente se transformou em um símbolo visual do grupo.

 

2. Heart – “Alone”

Felizmente vivemos no universo onde Heart gravou “Alone”, transformando o som em uma das maiores baladas poderosas de todos os tempos. Muitas partes do single de 1987 beiram a perfeição, desde as linhas distintas do teclado até as harmonias crescentes de Nancy Wilson. Ainda assim, são os vocais de Ann Wilson que acendem a melodia, cantando com um fogo emocional incomparável a quase qualquer outro vocalista. Segundo a revista, “foi difícil deixar ‘Heart’ de fora do topo da lista, mas uma música conseguiu”.

 

1. Prince – “Purple Rain”

A emoção, o apelo, a pureza, tudo isso e muito mais deixaram essa balada poderosa pra sempre na história do rock. Difícil comparar “Purple Rain” com outra. A faixa principal da obra-prima de Prince de 1984 foi originalmente imaginada como um dueto de estilo country que o astro esperava trabalhar com Stevie Nicks. Quando ela recusou, Prince assumiu o controle total por conta própria. Ele explicou uma vez que “Purple Rain” foi inspirada “no fim do mundo e em estar com quem você ama e deixar sua fé/deus guiá-lo”. Numa carreira que contou com muitas músicas incríveis, “Purple Rain” pode ter sido o maior triunfo do saudoso cantor.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados