Dia das Crianças: 5 músicas infantis que marcaram época

O Dia das Crianças está chegando! No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de outubro, devido a uma iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho, do estado do Rio de Janeiro, a data virou lei em 1924. Sobretudo, só passou a fazer parte do calendário de comemorações dos brasileiros em meados dos anos 1950.

Para celebrar esse momento tão aguardado pelos pequenos, relembre cinco músicas infantis que ultrapassaram gerações e marcaram época!

Dia das Crianças: 5 músicas infantis que marcaram época

Superfantástico – A Turma do Balão Mágico

Sucesso dos anos 80, é quase impossível falar de músicas infantis brasileiras sem mencionar o grupo A Turma do Balão Mágico, formado por Simony, Mike e Tob. Um dos grandes sucessos do trio foi “Superfantástico”, que contou com a participação especial de Djavan.

Escrita por Edgard Poças, inicialmente a música foi pensada para ter a colaboração de Roberto Carlos.

Sítio do Pica-Pau Amarelo – Gilberto Gil

Gilberto Gil criou um clássico para a abertura da série “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, baseada na obra homônima de Monteiro Lobato. A música, lançada em 1977, leva o nome do seriado e ainda foi reproduzida em outras versões do programa.

Aquarela – Toquinho

Apesar de ser um grande sucesso no Brasil, “Aquarela” é uma música italiana. A versão original, “Acquarello”, é da autoria de Guido Moura e foi gravada em italiano por Toquinho, antes de ser traduzida e estourar no Brasil. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), entre 2017 e 2021, essa foi a música mais reproduzida de Toquinho em território brasileiro.

Uni, Duni, Tê – Trem da Alegria

A Turma do Balão Mágico não é o único trio infantil icônico da música brasileira. O Trem da Alegria, inicialmente formado por Patricia Marx, Luciano Nassyn e Juninho Bill, também fez história, especialmente com a música “Uni, Duni, Tê”.

Este foi o primeiro single do disco “Trem da Alegria do Clube da Criança”, lançado em 1985, e tem composição assinada por Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Ilariê – Xuxa

Por fim, a Rainha dos Baixinhos não poderia ficar de fora desta lista. São muitas as músicas marcantes lançadas por Xuxa ao longo de sua carreira, mas “Ilariê”, escrita por Cid Guerreiro, Dito e Ceinha, tem um lugar especial. A faixa chegou a ganhar versões em 80 idiomas, incluindo chinês, espanhol e tcheco.

Aliás, vale destacar que Michael Sullivan e Paulo Massadas, autores de “Uni, Duni, Tê”, são produtores desta canção.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados