Em homenagem ao Dia Nacional do Álbum no Reino Unido, celebrado em 18 de outubro, a Phonographic Performance Limited (PPL), empresa britânica de registro de direitos autorais revelou o ranking dos 10 artistas de rock mais populares no século 21 no país.
Segundo Peter Leathem OBE, CEO da PPL, a lista “destaca como o rock, ao longo das décadas, continua a prosperar nas ondas do Reino Unido“. Nomes como David Bowie, Oasis, Fleetwood Mac e mais aparecem na seleção.
No entanto, o destaque do levantamento é o grupo Queen, que lidera o ranking. De acordo com a instituição, os músicos “acumularam mais de 400 milhões de segundos de execução no rádio e na TV, o equivalente a 12,5 anos de execução contínua neste século”. A música mais reproduzida de Freddie Mercury e companhia é “A Kind of Magic“, lançada em 1986.
O guitarrista Brian May chegou a falar sobre o recorde: “Notícias incríveis! Considerando que a maioria das principais obras do Queen foi feita no século XX, é incrível estar no topo de uma lista do século XXI. Muito obrigado a todos os nossos fãs.”
Abaixo, confira a lista completa:
Os 10 artistas de rock mais ouvidos do século 21 no Reino Unido
- Queen
- David Bowie
- U2
- Oasis
- Fleetwood Mac
- Stereophonics
- The Rolling Stones
- The Police
- The Killers
- Kings Of Leon
Como o Queen está atualmente?
Formada em 1970, o Queen segue na ativa com dois de seus integrantes originais na formação: Brian May e o baterista Roger Taylor. Mesmo sem Mercury, que nos deixou em 1991, e John Deacon, que permanece recluso desde meados dos anos 2000, a dupla segue mantendo o legado da banda vivo.
Aliás, após 30 anos, o Queen pode lançar um novo álbum inédito. A declaração veio pelo guitarrista Brian May.
Em entrevista à Rolling Stone, o músico revelou que a banda se reuniu com Adam Lambert, que atualmente assume os vocais do grupo. Ele se juntou ao conjunto em 2011 e tocou com os demais integrantes na turnê “Rhapsody Tour”, finalizada em 2024.
“Muitas pessoas não sabem, mas Adam e nós estamos no estúdio tentando coisas“, iniciou May, antes de completar: “Nada realmente se materializou até agora. Algumas coisas são para acontecer e outras, não.”
Por sua vez, o baterista Roger Taylor também acredita que a trajetória do Queen ainda não acabou. “Acho que ainda não terminamos. E acho que não vamos fazer, sabe, uma turnê de despedida ou algo assim. Porque nunca termina, né?“, instigou ele.
O último álbum original do Queen chegou ao mundo em 1995, com “Made in Heaven“. Contudo, esta não é a primeira vez que um material inédito vindo da banda é citado pelos membros. Em março deste ano, May disse que novas músicas “podem acontecer”:
“Tanto Roger quanto eu estamos constantemente escrevendo, tendo ideias e trabalhando em nossos estúdios”, disse. “Eu poderia ter o começo de uma música do Queen bem aqui na minha frente agora. A questão é se a ideia amadurece ou não. É se essa semente pode crescer.”
Além disso, seguindo os passos do U2 e Eagles, Brian May tem interesse de colocar o Queen como os novos residentes da Sphere em Las Vegas. Em conversa com a revista Rolling Stone, o guitarrista confirmou o desejo de fazer shows na icônica arena esférica, antecipando que “conversas já foram iniciadas” sobre o assunto.
“Fiquei sentado assistindo aos Eagles, pensando: ‘Deveríamos fazer isso. O material que poderíamos trazer para isso seria estupendo. Então, sim, eu gostaria de fazer isso.’”, relembrou May sobre como o interesse no local surgiu.
Atualmente, o Sphere é casa dos compromissos da boyband Backstreet Boys, que marcaram apresentações por lá na virada do ano como parte da turnê “Into The Millennium”.


