Rodrigo Alarcon lança poético álbum “Guizo de Cascavel”; entenda referências

Segundo disco de estúdio do artista chegou a público na última quinta-feira (16), com produção de Niela Moura

Rodrigo Alarcon disponibilizou por meio da gravadora Taquetá Records na última quinta-feira (16) o seu segundo álbum de estúdio “Guizo de Cascavel”. Com produção de Niela Moura, o disco traz 11 faixas poéticas a respeito da vida com participações de Pedro Altério, IVYSON, Rashid e Nina Oliveira. Ouça nas plataformas digitais clicando aqui.

Ao todo, o artista levou dois anos para finalizar as composições e cerca de um ano e dois meses para concluir a produção. Durante audição realizada em São Paulo pouco antes do lançamento, o cantor ressaltou a importância de, finalmente, mostrar o material ao público:

“Ser artista no Brasil já é difícil, e não só pelas dificuldades, mas é difícil porque o sarrafo é muito alto. A gente tem artistas incríveis aqui. Quando a gente se propôs a fazer um disco de MPB, eu sabia que o desafio ia ser grande. Porque é isso: a gente tem que olhar para todos esses mestres que já fizeram tudo o que a gente conhece hoje como música popular brasileira e ter orgulho do que faz, sabendo que eles vieram antes, eles pavimentaram, eles são a base de tudo que a gente faz hoje. Botar um disco no mundo é maravilhoso. Esse é meu segundo disco, e estou muito orgulhoso desse trabalho.”

Para a Alpha Fm, Alarcon explicou que muitas das músicas presentes em “Guizo de Cascavel” surgiram enquanto estava na estrada. “A maioria dessas canções nasceu em parceria com a Niela Moura, durante os dois anos de turnê do meu primeiro disco, ‘Rivo III e a fé’. Foi um período intenso de viagens por diferentes regiões do Brasil, o que acabou influenciando muito o processo de composição. Essas experiências levaram as músicas a novos lugares, tanto na poesia quanto na sonoridade, e acabaram se tornando o retrato desse momento de estrada e descoberta“. 

Dentre as faixas, uma das que mais chama atenção é “Maria”, que brinca com o nome próprio e o verbo “amar”. Segundo o cantor, a inspiração com o jogo de palavras veio de Arnaldo Antunes. “Surgiu primeiro como poesia, antes de ser musicada. Na época, eu estava imerso nas leituras do Arnaldo Antunes, e o jogo de palavras, que é uma marca tão forte na obra dele, acabou me contaminando de um jeito bom. A canção nasceu dessa brincadeira com a linguagem: um exercício de ritmo, som e sentido.”

Outro momento expressivo do trabalho aparece em “Bom Rock Bom Roll”, na qual Alarcom levanta questionamentos quanto ao que é considerado rock. “Pra mim, rock vai muito além da jaqueta de couro, da camiseta preta ou da guitarra distorcida, isso é só a superfície. O rock, de verdade, é atitude, originalidade e compromisso com a liberdade. Eu enxergo essa essência em artistas de diferentes estilos da música brasileira, que sempre me inspiraram desde criança, quando sonhava em fazer rock com meus amigos, até hoje, como artista”, conta.

Guizo de Cascavel – Tracklist

  1. Saudade Dela
  2. Até o Sol Aparecer (feat. IVYSON e Pedro Altério)
  3. Menino Amor
  4. Garota do Fantástico
  5. Pegapacapá (part. Rashid)
  6. Guizo de Cascavel
  7. Maria (feat. Nina Oliveira)
  8. Fofoca
  9. Mão da Cartomante
  10. Bom Rock Bom Roll
  11. Saudade Dela (fim)

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados