Anthony Jackson morreu aos 74 anos. Pioneiro do baixo de 6 cordas, o músico nos deixou no último domingo (19), segundo a marca de instrumentos Fodera Guitars, com quem trabalhava. A causa não foi divulgada, mas sabe-se que o baixista sofria do mal de Parkinson e que passou recentemente por derrames (via Igor Miranda).
Compartilhada também pela empresária Danette Albetta, uma nota oficial diz:
“Recebemos com profunda tristeza a notícia da morte de Anthony Jackson, um dos baixistas mais visionários e influentes da história do instrumento. O impacto de Anthony foi muito além das notas que tocava. Ele foi o pioneiro do conceito do baixo de seis cordas, revolucionando o papel do baixo elétrico no universo da arte, do jazz, do funk e mais […]. Estendemos nossas mais sinceras condolências à sua família, aos admiradores ao redor do mundo e a todos que foram tocados por sua música. Honraremos sua memória continuando a busca pela excelência em nosso ofício e inspirados pelo exemplo que ele deixou.”
Em atividade desde a década de 1970, Jackson colaborou com inúmeros artistas de peso ao longo de sua trajetória. Confira abaixo três parcerias:
Madonna
Anthony tocou baixo no álbum de estreia de Madonna, homônimo, lançado em 1983. O músico é creditado na faixa “Borderline”.
Bee Gees
Já no caso dos Bee Gees, a colaboração de Jackson ocorreu no disco “Still Waters” (1997). No projeto, o baixista participou da canção “My Lover’s Prayer”.
Milton Nascimento
As colaborações também incluíram o brasileiro Milton Nascimento, mais especificamente nos trabalhos “Angelus” (1993) e “Nascimento” (1997).


