Criado em 1977, o Toto segue em atividade. Com apenas o guitarrista Steve Lukather como membro original constante, a formação atual inclui o vocalista Joseph Williams e o tecladista David Paich que, por questões de saúde, não realiza mais apresentações ao lado do grupo, com raras exceções.
Bobby Kimball, cantor clássico, por exemplo, saiu em 1998 e, hoje, enfrenta demência. Por sua vez, o baterista Jeff Porcaro morreu em 1992, enquanto que o tecladista Steve Porcaro não retornou às atividades do grupo.
Sendo assim, o Toto enfrenta uma série de críticas por sua atual conjuntura. Lukather rebateu os comentários negativos e explicou ao podcast Rockonteurs (via Ultimate Classic Rock):
“Eu sei que o que estamos fazendo agora não é a banda original. Deus sabe que eu gostaria que fosse. Que pudesse estar intacta, com todos saudáveis, e que ainda estivéssemos tocando. Mas, com o passar dos anos, vivemos algumas perdas trágicas. E, depois disso, perseveramos. Quando Jeff morreu, todos nós pensamos: ‘Bem, como vamos continuar?’ […]. Quero dizer, a ideia de seguir em frente sem o Jeff era impensável. Mas continuamos. Seguimos em frente, porque, mesmo que não o fizéssemos, isso não o traria de volta.”
O guitarrista complementou:
“Veja, eu sou o último homem de pé da formação original, mas não por escolha. Eu sei a diferença entre o antigo e o novo. Tudo o que estou tentando fazer é manter viva a nossa música antiga.”
Toto no Brasil em 2024
Após dezessete anos, o Toto voltou ao Brasil. Em novembro de 2024, a banda realizou dois shows no país: um em São Paulo, no Espaço Unimed, e outro no Rio de Janeiro, na Arena Jockey.
Até então, o grupo, dono do hit “Africa”, havia realizado uma única apresentação em território nacional. Na ocasião, em novembro de 2007, os músicos tocaram no extinto Via Funchal, na capital paulista, com a “Falling In Between Tour”.
Fato é que o Toto demorou décadas para anunciar uma nova passagem por aqui. Durante conversa exclusiva com a Alpha Fm, o vocalista Joseph Williams – também conhecido como só Joe – explicou o motivo.
Segundo o próprio, ao longo dos anos, a banda até recebeu oportunidades, mas não conseguiu conciliar a agenda: “Eu sei que tivemos várias oportunidades ao longo dos anos para voltar ao Brasil, mas esta é a primeira em que realmente conseguimos nos organizar para voltar. Então, estamos entusiasmados com isso”, disse em chamada de vídeo, diretamente de Norfolk, Virgínia, nos Estados Unidos, em 26 de abril.
De acordo com o guitarrista e membro fundador Steve Lukather, rolou um convite para participar do Rock in Rio anos atrás. Mas, sendo sincero, o cantor disse não lembrar da proposta: “Luke provavelmente sabe melhor do que eu, mas deve ter ocorrido algo com a agenda. Luke devia ter algum compromisso com a banda de Ringo Starr ou algo do tipo”.


