Na ativa desde o final dos anos 60, quando cantava músicas para trilha sonora de novelas, Djavan lançou o seu primeiro disco em 1976, o intitulado “A voz, o violão, a música de Djavan”.
Antes disso, porém, o astro ficou em segundo lugar no Festival Abertura, organizado pela Rede Globo um ano antes, em 1975, com a canção autoral “Fato Consumado“. Agora, cinco décadas mais tarde, o artista relembrou o início de sua carreira uma uma série documental publicada nas redes sociais.
Natural do Alagoas, Dja migrou para o Rio de Janeiro a fim de firmar sua trajetória na música. “E foi uma fase que eu fiquei ali meio que perambulando pela cidade do Rio de Janeiro para ver se eu encontrava um caminho“, contou ele na produção disponibilizada em sua conta oficial no Instagram. “E eu chorava muito nessa fase. Uma fase que a Praça General Osório serviu de consolo ali entre aqueles arbustos da praça. Eu ficava ali à tarde sem expectativas, sem nenhuma perspectiva de futuro, até surgir o festival.“
O dono de “Açaí” descreveu o já mencionado Festival Abertura como “uma espécie de abre caminho“. Foi Boni, então diretor da Rede Globo, que sugeriu que João Araújo, diretor da gravadora Som Livre naquele momento, inscrevesse o cantor no evento.
“Aí o João me pediu para fazer uma música, eu fiz o Fato Consumado, ele me inscreveu= e aí eu tirei em segundo lugar“, relembrou. “Isso foi o começo de tudo. Proporcionou a gravação desse disco, que se não me deu dinheiro imediatamente, mas me deu essa expectativa de futuro que eu não tinha.“
Ver essa foto no Instagram
Sobre a turnê “Djavanear”
Djavan vai comemorar os seus 50 anos de carreira de uma maneira especial. No ano que vem, o artista cantará por arenas e estádios de todo o Brasil com a turnê “Djavanear – 50 Anos Só Sucessos“. Até o momento, 13 datas estão confirmadas, entre maio e dezembro do ano que vem.
Segundo comunicado, a série de apresentações “será uma celebração de cinco décadas de música, hits e muito amor”. Ainda de acordo com a nota, ao menos 25 canções integrarão o setlist.
Na capital paulista, serão dois shows, marcados nos dias 8 e 9 de maio, no Allianz Parque. Ingressos remanescentes estão à venda no site da Ticketmaster Brasil.
Veja todas as datas abaixo:
08 Maio – Allianz Parque (São Paulo)
09 Maio – Allianz Parque (São Paulo)
23 Maio – Casa de Apostas Arena Fonte Nova (Salvador)
30 Maio – Centro de Formação Olímpica – CFO (Fortaleza)
13 Junho – Pedreira Paulo Leminski (Curitiba)
27 Junho – Arena BRB Mané Garrincha (Brasília)
18 Julho – Arena MRV (Belo Horizonte)
01 Agosto – Farmasi Arena (Rio de Janeiro)
02 Agosto – Farmasi Arena (Rio de Janeiro)
29 Agosto – Arena Opus (Florianópolis)
24 Outubro – Hangar (Belém)
31 Outubro – Classic Hall (Recife)
05 Dezembro – Maceió (local a ser divulgado em breve)


