Prefere relaxar no Carnaval? 5 documentários musicais para assistir no feriado

Filmes sobre Rita Lee, Depeche Mode e mais estão na lista

O Carnaval já chegou, mas nem sempre nós estamos dispostos a cair na folia. Alguns dias, é preciso descansar e, quem sabe, focar em uma programação mais tranquila, como ficar em casa e assistir a um bom filme. Para os amantes de música, esse pode ser o momento perfeito para colocar os documentários musicais em dia.

Abaixo, confira cinco dicas de longas documentais que foram lançados em 2025, de Rita Lee a Depeche Mode!

Prefere relaxar no Carnaval? 5 documentários musicais para assistir no feriado

Ritas

Com 83 minutos de duração, “Ritas” mostra as muitas facetas de Rita Lee e ainda exibie a última entrevista concedida pela cantora, além de um mergulho em parcerias icônicas com grandes nomes da MPB.

Abaixo, confira a descrição completa da sinopse do documentário:

“É no processo de ‘arqueologia pessoal‘, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes.”

O longa está disponível na Globoplay.

Depache Mode: M

Disponível na Netflix, “Depeche Mode: M” mescla filmagens dos shows, do público e imagens de arquivo, acompanhadas por uma narração desenvolvida em colaboração com escritores e poetas, segundo o diretor Fernando Frías de la Parra.

A produção mostrou as apresentações da banda na Cidade do México, realizadas em setembro de 2023, quando os músicos tocaram por três noites no Estádio Foro Sol, que tem capacidade para 65 mil pessoas.

Como diz a sinopse, “‘M’ é uma jornada cinematográfica pelo coração da relação da cultura mexicana com a morte, estruturada pelas icônicas apresentações do Depeche Mode durante a turnê Memento Mori de 2023.”

Sly Lives! O Legado de Sly & The Family Stone

Criadora de músicas icônica, como “Family Affair”, a banda Sly & The Family Stone ganhou um documentário inédito em 2025. O longa está disponível na Disney+. Abaixo, leia a sinopse:

“Uma análise da vida e do legado da Sly & The Family Stone, a banda inovadora liderada pelo carismático Sly Stone, que mostra o reinado da banda enquanto lança luz sobre o fardo acompanha o sucesso para artistas negros nos EUA.”

 

Becoming Led Zeppelin

Em fevereiro do ano passado, chegou a público um documentário oficial a respeito do Led Zeppelin. Intitulada “Becoming Led Zeppelin”, a produção dirigida por Bernard MacMahon contou com entrevistas exclusivas dos integrantes Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, além de arquivos raros do saudoso baterista John Bonham.

Atualmente, o filme já está disponível na HBO Max no Brasil. “Documentário que revela as origens, a evolução artística e a ascensão meteórica da icônica banda, narrado em suas próprias palavras”, diz a descrição.

Billy Joel: And So It Goes

Billy Joel: So It Goes” é série documental de dois episódios, com mais de cinco horas de material total. Como mencionado na sinopse, o longa-metragem “é um retrato eletrizante e profundamente pessoal de uma das maiores lendas de Nova York”. A direção é assinada por Susan Lacy e Jessica Levin, e a película traz imagens raras e inéditas de arquivo com entrevistas francas e emocionantes para traçar a ascensão meteórica de Billy Joel — desde suas origens humildes em Long Island até se tornar uma superestrela internacional”.

A produção, que está disponível na HBO Max, aborda inclusive a desentendimento do Piano Man com o amigo Elton John, com quem dividiu uma turnê por mais de duas décadas, entre 1994 e 2010.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados