Dia das Mães: seis dicas de livros para dar de presente

Faltando cerca de um mês para o Dia das Mães, já é hora de começar a pensar no presente para elas. A data, que neste ano cai em 12 de maio, é a mais lucrativa para o comércio brasileiro depois do Natal.

A fim de te ajudar nesta tarefa, a Alpha FM se antecipa e traz dicas variadas de “lembrancinhas”, assim como passeios e atrações. Neste texto, o foco são as mamães leitoras. Há pouco mais de um mês, destacamos cinco escritoras para você conhecer.

Dentre os 18 livros mencionados no artigo anterior, aliás, apenso três para esta lista. O primeiro é “O Lugar” (1983) de Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura em 2022. A autora francesa trata de relações familiares conturbadas a partir da vida do pai. Além disso, aborda conflitos de classe.

A segunda indicação é Solitária (2022) da brasileira Eliana Alves Cruz. O livro conta a história de duas mulheres negras, Mabel (mãe) e Eunice (filha). Elas moram no trabalho e ajudam a elucidar um crime bárbaro ocorrido na casa luxuosa dos patrões.

O terceiro livro é “Aos Pratos no Mercado: Memórias” (2022). Michelle Zauner não é exatamente uma escritora. Porém, a cantora sul-coreana soube narrar com maestria o processo de luto após o falecimento da mãe.

A quarta sugestão é o autobiográfico “Quarto de despejo: Diário de uma favelada” (1960). A catadora de papel Carolina Maria de Jesus batalhava diariamente para alimentar os filhos. Apesar das muitas dificuldades, encontrava tempo para escrever sobre o duro cotidiano.

Por fim, a última indicação para o Dia das Mães é Clarice Lispector, maior escritora brasileira. Escolha um, qualquer um, e se encante. O romance “A paixão segundo G.H.” (1964) pode ser um começo. Entre os contos, “Laços de família” (1960).

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados