Neste sábado (31), comemoramos o Dia do Nutricionista. A data, em suma, tem o objetivo de celebrar a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, uma iniciativa para incentivar e desenvolver estudos sobre a qualidade da alimentação. Com o passar dos anos, a área da nutrição ganhou diversos profissionais e cada vez mais reconhecimento. Atualmente, com a difusão das redes sociais, diversas estratégias para emagrecer são divulgadas como soluções mágicas. Mas será que elas funcionam?
Um dos maiores conselhos ao falar sobre metabolismo é a seguinte frase: “comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer”. A nutricionista comportamental, Isabella Lacerda, responde a este clichê: “Não é importante para manter o seu metabolismo funcionando. Eu acho que tem pessoas que sentem fome a cada 3 horas. Para essas pessoas a gente pode fracionar a alimentação delas. Agora, tem gente que toma café da manhã e não vai sentir fome até o almoço e isso não vai prejudicar o metabolismo de forma alguma”.
Durante a entrevista com a nossa locutora Nyvien Reis, a profissional da saúde também falou sobre outros grandes mitos da alimentação saudável, como o jejum intermitente, e até o famoso suco detóx. Além disso, ela comentou a diferença entre compulsão e exagero alimentar, e, claro, a relação que a maioria das pessoas tem com um docinho pós-almoço. Aproveitando o Dia do Nutricionista, aliás, confira o bate-papo na íntegra com Isabella Lacerda:
Leia também: Dia da Saúde e Nutrição: como adotar uma rotina mais saudável para aumentar sua qualidade de vida