Dia da Saúde e Nutrição: como adotar uma rotina mais saudável para aumentar sua qualidade de vida

Comemorado anualmente todo dia 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição promove uma vida mais saudável para a população, bem como promove dicas e recomendações para tal.

Assim, a data é um lembrete sobre hábitos a serem integrados no dia a dia, visando uma melhor e maior qualidade de vida. Na prática, isso quer influência a alimentação, atividades físicas, horas de sono e até mesmo a saúde mental – muitas vezes deixada de lado.

Confira a importância do tema em dados

  • Dados do Ministério da Saúde, obtidos em um levantamento de 2023, apontam que a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil.
  • A Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada no ano passado, conclui que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas.
  • Segundo dados colhidos entre 2018 e 2019 pela Associação Brasileira do Sono (ABS), a população brasileira está dormindo menos; de 6,6 horas por dia em 2018 passou a 6,4 horas por dia em 2019.
  • O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dicas de como começar uma vida mais saudável 

No Dia da Saúde e Nutrição, a procura aumenta por dicas e sugestões de como adotar práticas saudáveis no dia a dia. Contudo, as ações, muitas vezes, não vão para frente por problemas-chaves como: informações desconexas com a realidade, procrastinação e falta de conhecimento sobre o assunto.

Por mais clichê que possa parecer, o mais importante é dar o primeiro passo. Ademais, o melhor resultado acontece com a ajuda de um profissional, mas há soluções para quem não quer gastar neste difícil início – ou, simplesmente, não tem condições.

Apesar da existência de diversos perfis nas redes sociais sem embasamento, profissionais renomados na área também auxiliam na internet para estes casos. Um exemplo é a doutora Isabella Lacerda, nutricionista que conversou com a Alpha Fm sobre o assunto! Aliás, confira o bate-papo abaixo:

Leia também: Dia Mundial da Água: dicas de consumo mais consciente

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados