A banda de reggae brasileira Natiruts promove em 2024 uma turnê de despedida, intitulada “Leve Com Você“. Em quase 30 anos de carreira, Alexandre Carlo e Luís Maurício decidiram que era hora de dizer adeus, e fazem isso com a consciência limpa de terem “cumprido a missão”.
Isso, aliás, se reflete nos shows realizados na capital paulista. Inicialmente, apenas uma apresentação estava marcada no Allianz Parque. Então, rapidamente, vieram mais três.
“Leve Com Você”, do Natiruts, em São Paulo
O atraso de 30 minutos não causou muita revolta nos fãs, que aproveitaram o momento extra no estádio para colocar o papo em dia com amigos, companheiros e familiares. Porém, bastou as luzes se apagarem para que todos voltassem suas atenções ao palco e, assim, não perderem um detalhe sequer do que estava por vir.
A abertura do espetáculo se deu com o primeiro hit do Natiruts, “Presente de um Beija-flor“. Escrita por Alexandre Carlo em Brasília, a canção veio enquanto eles ainda eram independentes na indústria musical. Sobretudo, não estiveram mais sozinhos após o Brasil abraçar a canção.
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, mais outro sucesso: “Andei Só”. Nessa hora, os celulares não estavam tão altos e o público curtia melhor o som, disponibilizado em 2001, no álbum “Verbalize”. Contudo, composições mais antigas ainda estariam por vir. “Nessa última turnê, decidimos resgatar músicas que não tocávamos, as ‘músicas das antigas‘“, disse Alexandre Carlo, em meio aos gritos de animação da multidão.
Entre os destaques, o público pôde ter a chance de ouvir ao vivo pela última vez os clássicos “Palmares” (1999), “O Carcará e a Rosa” (1999), “Reggae de Raiz” (1997), “Semente Nativa” (1997), entre diversos outros.
Sobretudo, algumas faixas tiveram um destaque ainda maior. Como exemplo, Carlo desceu do palco em “Natiruts Reggae Power” para cantar colado com o público. “Nunca fiz isso antes, mas hoje eu vou fazer”, declarou o vocalista. Ademais, a arena do Palmeiras se iluminou ao som de “Em Paz”, criando um mar bonito de lanternas acesas em cada assento e espaço da pista. Fora isso, os músicos do grupo igualmente tiveram tempos de holofote, sendo eles: Kiko Peres (guitarra); Txotxa (bateria); Bruno Wambier (teclado); Lud Mazzucatti e Luciana Oliveira (vocais); Denny Conceição (percussão); João Ferreira (cavaquinho e violão) e Bruno Patrício (saxofone e flauta).
Ver essa foto no Instagram
Show é marcado por câmeras e gravadores de som
Ainda permanece um mistério para onde serão utilizadas as imagens e a captação de som que foram gravadas durante o espetáculo na capital paulista. Em entrevista à Alpha FM na semana anterior à agenda em São Paulo, a dupla negou uma possível cinebiografia em razão do tamanho do planejamento e da estrutura que este material requer.
Contudo, um DVD para eternizar a despedida dos palcos pode ser uma possibilidade, visto o sucesso do Natiruts com este modelo. Como exemplo, o formato audiovisual em “Acústico” é um dos maiores sucessos de toda a carreira do grupo.
Setlist
- Presente de um Beija-flor
- Andei Só
- Meu Reggae é Roots
- Tudo Vai Dar Certo
- Deixa o Menino Jogar
- Palmares 1999
- Glamour Tropical
- Leve Com Você
- Iluminar
- Canção Pro Vento
- Caminhando Eu Vou
- Reggae de Raiz
- Pedras Escondidas
- Dentro da Música II
- Dois Planetas
- A Cor
- Em Paz
- Naticongo
- O Carcará e a Rosa
- Good Vibration
- Você Me Encantou Demais
- No Mar
- Sorri, Sou Rei
- Quero Ser Feliz Também
- Groove Bom
- Natiruts Reggae Power
- Semente Nativa
-
Eu e ela
-
Verbalize
-
Caraiva
-
Supernova
-
Liberdade pra dentro da cabeça
Aliás, leia também: Último show do Natiruts em São Paulo ganhará transmissão ao vivo; saiba como assistir