Bob Dylan canta clássico da discografia pela primeira vez desde 2018

O músico folk Bob Dylan cantou pela primeira vez, em seis anos, a canção “All Along the Watchtower”, na última quinta-feira (12). O artista abriu o show que fazia em Ohio, nos Estados Unidos, com a icônica faixa dos anos 70, que também é conhecida pela interpretação de Jimi Hendrix.

 

Embora não tenha visto a luz do dia em quase uma década, a canção é a mais tocada ao vivo entre toda a discografia de Dylan. O músico já a performou cerca de 2.285 vezes entre 1974 e novembro de 2018, quando ele tocou a faixa pela última vez. A primeira apresentação de “All Along the Watchtower” aconteceu em janeiro de 1974, na tour de reunião com o grupo de apoio The Band. Inclusive, no dia 20 de setembro, chegará a extensa compilação de 27 discos da icônica turnê realizada em 74.

O cover de Jimi Hendrix

“All Along the Watchtower” é, originalmente, do álbum “John Wesley Harding”, de 1967. Contudo, quem popularizou a música de vez foi o cantor e guitarrista Jimi Hendrix. Em 1968, apenas seis meses depois de seu lançamento, a banda The Jimi Hendrix Experience lançou uma versão da faixa no álbum “Eletric Ladyland” (1968), o terceiro e último disco do grupo musical.

Dessa forma, a nova interpretação de “All Along” conquistou o público ao trocar as gaitas de Bob Dylan por guitarras características de Hendrix. O sucesso foi tanto que o cover chegou ao número 20 na Billboard Hot 100 na época, um recorde para o guitarrista. Além disso, ele também atingiu a quinta posição nas paradas britânicas.

De acordo com a revista Rolling Stone, a versão de Jimi Hendrix da canção está na 47ª posição da lista “500 Melhores Músicas de Todos os Tempos”. Na versão de 2021, ela subiu para o número 40.

O que Bob Dylan acha disso?

cover teve um impacto também em Bob Dylan, o criador da música. Até as suas performances foram influenciadas por Hendrix. Inclusive, a versão tocada nos shows segue o arranjo feito pelo roqueiro e já foi até chamada de um “cover de um cover”.

Portanto, em 1993, Dylan contou ao jornal Chicago Tribune sua relação com a versão de Jimi Hendrix: “Ela realmente me impressionou. Ele [Hendrix] tinha tanto talento que encontrou coisas que outras pessoas não pensariam em encontrar ali [na música]. Ele provavelmente melhorou com os espaços que estava usando. Na verdade, tirei licença da música na versão dele e continuo fazendo isso até hoje”.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados