Ao que tudo indica, os fãs brasileiros podem esperar uma passagem do Oasis pelo Brasil com a turnê de reunião. Segundo a tradicional revista britânica NME, além da Europa, os irmãos Gallagher pretendem estender o itinerário para continentes como a América do Sul.
Conforme o veículo, São Paulo estaria no itinerário, assim como Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Mais novidades, como venda de ingressos e datas, devem sair em breve.
Pensando nisso, relembre abaixo todas as passagens da banda por território nacional. Vale destacar que, com sua carreira solo, Liam Gallagher visitou o país em 2018 e 2022. Já Noel Gallagher passou por aqui em 2012, 2016, 2017 e 2018.
1998
Em março de 1998, o grupo veio ao país pela primeira vez para duas apresentações com a turnê em divulgação ao álbum “Be Here Now” (1997): uma na Arena Skol Anhembi, em São Paulo, e outra no Metropolitan, no Rio de Janeiro.
No caso da cidade carioca, o setlist contou com uma faixa a mais: “Some Might Say”. Porém, em suma, ambas as apresentações tiveram um repertório parecido, conforme o Setlist.fm. Figuraram releituras de “Setting Sun”, do The Chemical Brothers, e “I Am the Walrus”, dos Beatles. Parte da apresentação também contou com um set acústico de Noel.
2001
Já em janeiro de 2001, o Oasis tocou somente no Rock in Rio, antes do Guns N’ Roses, divulgando o disco “Standing on the Shoulder of Giants”. Sobretudo, executaram 12 faixas, incluindo um cover de “Hey Hey, My My (Into the Black)”, do Neil Young & Crazy Horse. Recentemente, o g1, em lista feita por 150 jornalistas, elegeu tal show como o 23º melhor da história do festival.
Aliás, em coletiva para a imprensa, ao ser perguntado sobre o que seria um mundo melhor, Liam Gallagher respondeu com “um ar mais puro e nada de armas e rosas”, em indireta para Axl Rose. Por sua vez, Noel, em entrevista à Joana Prado para o programa O+, afirmou que o tempo de 1 hora de performance era muito curto.
2006
Então, em março de 2006, o Oasis realizou um único show no Brasil, na capital paulista, em promoção ao disco “Don’t Believe the Truth” (2005). Na apresentação, sob muita chuva, fizeram a estreia de “Supersonic” na turnê, que até então não havia aparecido em performances anteriores, e encerraram o set de 19 músicas com “My Generation”, originalmente do The Who.
2009
Por fim, em maio de 2009, fizeram sua última e maior passagem pelo país até hoje. Divulgando o disco “Dig Out Your Soul” (2008), a banda apresentou-se em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Pinhais. Todos os shows seguiram o mesmo setlist de 20 músicas, encerrado com “I Am the Walrus”, dos Beatles.
Apesar do sucesso, no MySpace, conforme publicado pelo Terra, Noel revelou que preferia ter tocado em estádios brasileiros. “Alguém organiza o show em um estacionamento. Nunca podermoes comparar com as cores e o barulho de um estádio. Mesmo assim, as apresentações foram ótimas, mas poderia ser melhor”, escreveu.