O mês de fevereiro está cheio para Fernanda Torres e Walter Salles, que estão divulgando o filme “Ainda Estou Aqui” durante a votação final do Oscar. O longa foi indicado para três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Torres) e Melhor Filme Internacional. Assim, durante uma sessão de entrevistas no tapete vermelho do Santa Barbara International Film Festival, que ocorreu no dia 10, Fernanda não perdeu a piada.
Quando perguntada sobre a campanha para a disputa do prêmio da Academia, Fernanda respondeu: “A corrida do Oscar começou em setembro. Imagina como eu tô… Meu cabelo não aguenta mais uma escova”.
fernanda torres sacrificando o próprio cabelo pra trazer o primeiro oscar do brasil (!!!!!) ️ pic.twitter.com/Qa3wn3WGvI
— valéria jurídico os normais (@vavacrazy69) February 17, 2025
A atriz se tornou a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro no mês de janeiro, onde venceu a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama. Desde então, Torres se juntou à sua mãe, Fernanda Montenegro, como as únicas brasileiras indicadas como protagonistas no Oscar – a maior honraria do cinema.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.
No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, faz aparição como Paiva já na velhice, diagnosticada com Alzheimer.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por seu desempenho como Eunice. A atriz também concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Ressalta-se também que o filme fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme na premiação.
“Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.