Nesta quinta-feira, dia 6, após dois dias de conclave, um novo papa foi eleito. A fumaça branca subiu aos céus de Roma às 13h07 (horário de Brasília), anunciando que a Igreja Católica ganhou um novo pontífice após a morte do papa Francisco.
Por conseguinte, milhares de fiéis se reuniram em frente aos domínios do Vaticano para esperar o anúncio de quem ocupará o mais alto cargo da Igreja. A identidade do Santo Padre é mantida em segredo até sua aparição na sacada Loggia Benedictionis, em frente à Praça São Pedro.
Após ser eleito, o novo papa é convidado a responder a uma pergunta solene em latim: Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem? — em tradução livre, “Aceita sua eleição canônica como Sumo Pontífice?”.
Se tal aceitar, o próximo passo cabe ao cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, que se dirige à varanda para anunciar oficialmente aos fiéis a tradicional frase “Habemus Papam”. Poucos minutos após o anúncio, o novo pontífice aparece pela primeira vez diante da multidão reunida na Praça São Pedro e conduz uma oração inicial.
A primeira missa pública do papa recém-eleito costuma ocorrer em até cinco dias depois da escolha, marcando simbolicamente o início de seu pontificado.


