Pina Junina: Pinacoteca promove festa gratuita com forró, oficinas e gastronomia em São Paulo

Pina Junina: Pinacoteca promove festa gratuita com forró, oficinas e gastronomia em São Paulo

O clima de festa junina vai tomar conta da região da Luz no próximo dia 6 de junho. A Pinacoteca de São Paulo realiza a terceira edição da Pina Junina, evento gratuito que ocupa a praça da Pina Contemporânea com música, dança, brincadeiras e gastronomia em uma celebração da cultura popular brasileira.

Com programação das 12h às 18h, a iniciativa convida o público de todas as idades a vivenciar um verdadeiro arraial urbano, reunindo ritmos tradicionais, oficinas, atividades para crianças e experiências voltadas à convivência coletiva.

Ao longo do dia, a praça será embalada por sons de baião, samba de coco, ciranda, baianás e forró. A abertura fica por conta do Coletivo Forró do Bom, grupo criado pelos artistas-educadores Ellen Trizi e Felipe Trizi, conhecido por promover aulas públicas de dança e incentivar a ocupação de espaços urbanos por meio do forró.

Na sequência, o Balé Popular Cordão da Terra apresenta Baile do Meio, espetáculo inspirado nos bailes populares brasileiros. A apresentação mistura dança, música e manifestações culturais nordestinas, explorando ritmos como forró, baião, ciranda e samba de coco.

Encerrando a programação, FurmigaDub e Seu Bando sobem ao palco com um show que mistura referências da cultura nordestina com música eletrônica. O projeto, idealizado pelo produtor musical paraibano Fabiano Formiga, une ancestralidade e experimentação sonora em uma apresentação marcada pelo encontro entre tradição e contemporaneidade.

Além dos shows, a programação inclui bingo com catálogos da Pinacoteca como prêmio, brincadeiras para crianças, atividades conduzidas pelo artista-educador Germain Tabor e os ateliês abertos da Pina Contemporânea com a atividade Experimenta!, voltada à experimentação artística.

Na gastronomia, o público encontrará opções como Pão do Povo da Rua, Cozinha Ocupação 9 de Julho, do MSTC, e o restaurante Fitó.

A proposta da Pina Junina é transformar o museu em um espaço de encontro e convivência, aproximando diferentes públicos por meio da cultura popular, da música e da ocupação coletiva da cidade.

Serviço
Pina Junina 2026

📍 Praça da Pina Contemporânea – Avenida Tiradentes, 273 – Luz, São Paulo
📅 6 de junho (sábado)
🕛 Das 12h às 18h
🎟️ Entrada gratuita
👨‍👩‍👧 Classificação livre

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados