Dia Mundial do Hip Hop: 4 músicas do gênero que usaram samples

Nesta terça-feira (12), é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop. O movimento cultural surgiu nos Estados Unidos durante os anos 70. No entanto, rapidamente ele se espalhou para o restante do mundo, principalmente por meio da música. Por exemplo, no Brasil, o estilo chegou em meados dos anos 80.

Dezenas de artistas de destaque na indústria musical nasceram e cresceram no Hip Hop, como Snoop Dogg, Queen Latifah, 50 Cent e outros. Em 2023, o gênero foi o quinto mais ouvido no Spotify. Dessa maneira, o Hip Hop é rico em abordagens e técnicas. Aliás, uma das mais famosas é o sample.

O que é um “sample”?

A princípio, a técnica do “sampling” consiste na reutilização do trecho de uma gravação já existente para a criação de uma nova faixa. Os áudios usados podem ser desde músicas e melodias até falas ou efeitos de som. Por exemplo, “Hung Up”, de Madonna, utiliza um pedaço da canção “Gimme! Gimme! Gimme!”, do ABBA. O mesmo acontece com o sucesso de Britney Spears, “Toxic”, que pega emprestado a melodia da música indiana “Tere Mere Beech Mein“.

Esta ferramenta é amplamente usada na indústria do Hip Hop e é possível que algumas de suas músicas favoritas do gênero a usem. Por isso, confira quatro faixas de sucesso que pegaram samples de outras produções.

Gangsta’s Paradise – Coolio (1995)

Um dos grandes sucessos do rapper Coolio é “Gangsta’s Paradise”, lançada em 1985. Na época, a canção vendeu mais de cinco milhões de cópias nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Além disso, ela ganhou o Grammy de “Melhor Performance Solo de Rap” no ano de sua estreia.

Para compor esse hit, Coolio usou trechos de “Pastime Paradise”, de Stevie Wonder. Originalmente, a faixa de Wonder está presente no disco “Songs in the Key of Life” (1976).

“No Brooklin” – Sabotage e Negra Li (2000)

Desse modo, o sampling também é usado no Brasil. No início dos anos 2000, o rapper Sabotage lançou “No Brooklin”, que integra o disco “Rap é Compromisso”. Com a participação da cantora Negra Li, a música usa trechos de “Paradox” (1983), gravação do pianista e compositor britânico Roger Webb.

“How do U want it” – 2Pac

No final dos anos 90, o icônico artista do Hip Hop 2Pa lançou a canção “How do U want it”, com o duo de R&B K-Ci & JoJo. Ela faz parte do último álbum feito pelo rapper em vida, “All Eyez On Me”.

Assim, produzida por Johnny “J”, músico mexicano, a música conta com trechos de “Body Heat”, de 1974, do lendário produtor Quincy Jones.

“Diário De Um Detento” – Racionais MC’s (1997)

Por fim, “Diário De Um Detento” é uma das músicas mais famosas do Hip Hop no Brasil. Aliás, o videoclipe da canção ganhou o prêmio de “Videoclipe de Rap” na premiação MTV Video Music Brasil, em 1998. Assim, por trás do sucesso brasileiro, está o sample “Easin’ In”, faixa do artista soul americano Edwin Starr.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados