A possibilidade do Oscar para o Brasil está se tornando cada vez mais próxima! Nesta quinta-feira (21), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou a elegibilidade de “Ainda Estou Aqui” para concorrer ao Oscar 2025. Esta é uma lista preliminar, mas já demonstra uma grande possibilidade do projeto do cineasta Walter Salles aparecer entre os indicados de um dos maiores eventos da indústria cinematográfica.
Entre os dias 9 e 13 de dezembro, teremos uma votação eliminatória, e no dia 17 de dezembro, a seleção passará para 15 longa-metragens. Contudo, a Academia vai divulgar oficialmente a lista de indicados somente no dia 17 de janeiro de 2025. A premiação acontece no dia 2 de março, como de costume, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
A expectativa está cada vez maior, já que nesta semana, as redes sociais da Academia repostaram uma foto de Fernanda Torres, protagonista do projeto. O alvoroço foi tão grande que a publicação tornou-se a mais curtida da história do perfil.
Recentemente, “Ainda Estou Aqui” conquistou o marco de 1 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros. Em seu Instagram, Fernada comemorou a conquista e convidou o público em geral a assistir a filmes brasileiros em cartaz. Confira abaixo o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Com base no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a película conta a história da família Paiva, especialmente da matriarca, Eunice. Após o desaparecimento de seu marido, ela precisa encontrar forças para criar 5 filhos sozinha e continuar lutando por justiça. Quem dá vida ao ex-deputado Rubens Paiva é Selton Mello, e Fernanda Montenegro faz uma breve aparição.
Além disso, durante o Festival de Veneza, “Ainda Estou Aqui” angariou o prêmio na categoria “Melhor Roteiro”. Confira, aliás, o trailer do filme abaixo:
Leia também: Boyz II Men vai ganhar uma cinebiografia e um documentário