O duo Anavitória é um dos nomes mais notáveis da chamada “nova MPB”. Formado por Vitória Falcão e Ana Caetano, que, inclusive, completa 30 anos neste sábado (5), o dueto já conquistou dois Grammys Latinos. Aliás, ambas as vitórias foram na categoria de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, pelos discos “O Tempo é Agora”, lançado em 2018, e “Cor”, de 2021.
Uma carreira de tanto sucesso também conta com algumas companhias pelo caminho. A dupla já colaborou com nomes de peso da música brasileira. Inclusive, um de seus primeiros sucessos foi a canção “Trevo (Tu)”, uma parceria com o cantor Tiago Iorc, em 2016. A faixa integrou o álbum de estreia do duo, chamado “Anavitória”.
Assim, as jovens colecionam colaborações memoráveis nestes 8 anos de trajetória. Por isso, confira três colaborações mais marcantes de Anavitória:
1. Partilhar – Rubel, ANAVITÓRIA
A princípio, a canção “Partilhar” é cantada somente por Rubel, e está presente em seu disco “Casas”, de 2018. No entanto, em 2019, o cantor e a dupla Anavitória se uniram para criar uma nova versão da canção. De acordo com Rubel, o trio já tinha vontade de gravar uma faixa juntos, mas ainda não havia surgido uma oportunidade.
Na época, Ana e Vitória passaram a fazer um cover de “Partilhar” em seus shows. Ainda em 2019, antes do lançamento do clipe oficial, as duas compartilharam o palco do Festival NAVE com Rubel para cantarem a música. Alguns meses mais tarde, em novembro, saiu o videoclipe da nova versão, que conta até com a participação da atriz Marina Ruy Barbosa.
“Além do encontro, a graça dessa versão, para mim, é que ela não me soa como uma releitura de uma música gravada anteriormente. Me parece uma nova música, com uma nova alma, mais otimista, mais viva, mais pop e mais forte”, conta Rubel.
2. Amarelo, Azul e Branco – ANAVITÓRIA, Rita Lee
O último disco da dupla, “Cor”, lançado em 2021, conta com uma colaboração mais do que especial. Logo na faixa de abertura, “Amarelo, Azul e Branco”, a ilustre cantora Rita Lee, um ícone da música brasileira, declama um poema entre os versos cantados por Ana e Vitória.
Embora a dona de “Lança Perfume” não necessariamente cante na canção, é impossível deixar esta parceria passar batido. A voz inconfundível de Rita firma o tom da música com uma emoção característica dela. Durante uma participação no programa “Faustão na Band”, a dupla confessou que acreditava que Lee não iria aceitar ler o texto. “Ela poderia dizer ‘é porque eu não quero mesmo’, que a gente ia falar: ‘tá bom’. Mas ela quis e gravou no mesmo dia. Ficou lindo demais! É a primeira música do nosso álbum e já abre com uma benção dessa.”
Ainda, este álbum tem uma colaboração que não pode ficar de fora desta lista. Isso porque o ilustre cantor e compositor Lenine divide a última música, “Lisboa”, com Ana e Vitória. Por isso, como um bônus, confira a apresentação que o trio fez da canção em fevereiro deste ano.
3. N – Nando Reis, ANAVITÓRIA
Por fim, talvez esta seja a parceria mais longeva da carreira de Anavitória, visto que ela está na ativa há anos. A relação da dupla com Nando Reis começou em 2018, há seis anos, com a turnê “Juntos”. Desde esse período, a amizade do trio apenas se fortaleceu. De lá para 2024, o duo já lançou o álbum “N”, em 2019, recheado de novas versões das canções clássicas de Reis, como “All Star” e “Relicário”. Ainda, o disco conta com três mensagens de voz do cantor, como o áudio que abre a produção, “Voz e violão”.
Em junho deste ano, o trio já rodou o Brasil com a “Turnê dos Namorados”. O anúncio foi feito no Instagram dos músicos. Assim, na legenda da publicação, a dupla “Anavitória” escreveu: “Seis anos depois, nós três novamente juntos dividindo os dias, o palco, os trajetos e memórias lindas. Quando fizemos essa turnê em 2018, já existia uma certeza de que, em algum momento, nosso tempo se alinharia e viveríamos essa alegria mais uma vez!”.
Confira uma das primeiras músicas gravadas em conjunto por Nando Reis e Anavitória: