As músicas natalinas mais tradicionais de cada país  

O Natal está se aproximando e o feriado só fica completo se acompanhado das tradicionais músicas natalinas! As canções nos ajudam a entrar no clima e abraçar as comemorações. Não é à toa que milhares de artistas tentam emplacar uma faixa para se tornar o hino dessa festa. Por exemplo, Mariah Carey e a dupla Wham! lançaram, respectivamente, “All I Want For Christmas Is You” e “Last Christmas”, que se transformaram em clássicos desta época do ano.

No entanto, alguns países são marcados por produções mais tradicionais, que sempre voltam a fazer sucesso quando os preparativos do Natal começam. Aliás, algumas músicas ultrapassaram as barreiras geográficas e se tornaram famosas em diversos países ao redor do globo.

Por isso, confira quatro gravações emblemáticas que marcaram a população de lugares como Alemanha e Porto Rico:

Brasil 

Inegavelmente, Simone é a dona do maior clássico de Natal do Brasil. “Então é Natal” é, na verdade, uma versão brasileira da canção “Happy Xmas (War Is Over)”, de John Lennon, presente no álbum festivo “25 de Dezembro”. Assim, a regravação de Simone se tornou um marco da data em território brasileiro e o disco vendeu 1,5 milhão de cópias em apenas um mês e meio do lançamento.

Estados Unidos 

Ainda, os Estados Unidos abrigam muitas faixas comemorativas icônicas. Contudo, “Jingle Bells” se destaca como uma das mais emblemáticas. Isso porque a canção de 1857, escrita pelo músico James Lord Pierpont, ressoa até hoje e já ganhou muitas versões ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, ela se tornou “Sino de Belém”, com a composição de Evaldo Rui.

Além disso, a música é tão conhecida nos EUA que, em 1965, entrou no Guinness World Records ao se tornar a primeira produção musical a tocar no Espaço. Os responsáveis pelo feito foram os tripulantes da missão especial Gemini VI-A, da NASA.

Porto Rico 

O cantor e compositor porto-riquenho José Feliciano surgiu em 1970, quando o músico estava passando as festas de fim de ano longe de casa e sentiu saudade da família. De acordo com Feliciano, em entrevista ao portal NPR em 2020, a canção expressa “a alegria que eu sentia no Natal e o fato que eu estava me sentindo muito sozinho”.

Dessa maneira, a faixa se tornou um clássico ao redor do mundo, principalmente em países hispânicos, como no caso de Porto Rico, onde o cantor nasceu.

Áustria

Uma das músicas natalinas mais emblemáticas do mundo é “Noite Feliz”. Assim, a faixa ganhou versões em diversos lugares no globo e, atualmente, leva nomes como “Silent Night”, em inglês, e “Douce Nuit”, em francês. Todavia, ela surgiu na Áustria, em 1818, com a letra do padre Joseph Mohr e a composição por Franz Xaver Gruber, sob o nome de “Stille Nacht”.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados