Dados os primeiros 25 anos do século XXI, a Billboard, revista norte-americana especializada em música, elegeu os melhores produtores musicais nesse período. Entre as 10 primeiras colocações, há apenas uma mulher: Beyoncé.
A popstar, que chegou à indústria musical como parte do grupo Destiny’s Child ainda nos anos 90, é coprodutora de uma série de seus grandes sucessos: de “Crazy in Love” e “Irreplaceable” a “Texas Hold’Em“, parte do premiado disco “Cowboy Carter”, que conquistou o título de “Álbum do Ano” no Grammy 2025.
Segundo a Billboard, o trabalho de Bey “nos bastidores é a prova de que ela não é apenas o rosto de sua música, mas também uma força criativa por trás de todo o projeto“. Ela ficou na 6ª colocação, em frente de Jack Antonoff.
Outras cantoras que também marcaram presença no ranking foram Taylor Swift, na 13ª posição, e Mariah Carey, em 15º lugar.
O topo da lista pertence ao produtor Max Martin, que esteve presente na produção de inúmeros hits do século XXI, como “California Gurls”, de Katy Perry e Snoop Dogg, “Shake It Off”, de Swift, “Blinding Lights”, de The Weeknd e muito mais.
No ranking, o veículo o descreveu como um criador de tendências:
“Mesmo com a mudança de estilos e tendências, o trabalho de Martin também evoluiu, muitas vezes, ele próprio atuando como criador dessas tendências. Mas seu domínio não se deve apenas ao volume de sua produção, e sim à sua versatilidade. Seu repertório vai desde o pop chiclete até grandes baladas pop, R&B e muito mais. Nos bastidores, ele também foi mentor de vários produtores desta mesma lista (incluindo Shellback e Cirkut), ajudando a moldar a nova geração de produtores pop.”
Em breve, um novo trabalho de Martin chegará ao público. O músico assina a produção do novo álbum de Taylor Swift, “The Life of a Showgirl“, ao lado de Shellback, que também foi citado no ranking, na 5ª posição. O vindouro disco será lançado no próximo dia 3 de outubro.


