Dia do Folclore: relembre músicas que remetem à cultura brasileira!

Nesta quinta-feira, 22 de agosto, se comemora o Dia do Folclore. A data faz referência ao ano de 1846, quando o escritor e folclorista britânico William John Thoms uniu as palavras folk (povo) e lore (conhecimento).

Sobretudo, São Paulo instituiu o momento como celebração anual em 1967, com o Decreto 48.310. Fora isso, a capital paulista igualmente comemora outro momento importante que tem ligação com o tema: o Dia do Saci. Marcado em todo 31 de outubro, o dia tem como objetivo justamente exaltar a cultura brasileira, já que o calendário também divide espaço com o Halloween estadunidense.

Ademais, conforme explica a Assembleia Legislativa de SP, o folclore “é o conjunto das realizações que fazem parte da sua cultura, incluindo contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura e outros”.

São exemplos de folclore a Festa Junina, folia de reis, Carnaval, samba, frevo, baião, maracatu, literatura de cordel, soltar pipa, Saci Pererê, Boitatá, Curupira, Boto cor-de-rosa, Mula sem cabeça, entre tantos mais.

Fora isso, o âmbito musical igualmente se aproveitou de tamanha riqueza cultural do país para criar composições em cima do tema. Assim sendo, confira abaixo:

Dia do Folclore: relembre músicas que remetem à cultura brasileira

“Uirapuru” – Zizi Possi

Em 1993, a cantora Zizi Possi explorava o folclore nacional com a canção “Uirapuru”, famosa lenda do norte do Brasil que trata sobre um pássaro mágico. Na obra sonora, a interprete relata o desejo de pegar a ave.

“A Cuca Te Pega” – Cássia Eller

Composta no álbum “Sítio do Pica Pau Amarelo” (2001), “A Cuca Te Pega” faz alusão justamente à Cuca, um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. A personagem é conhecida por raptar crianças e frequentemente aparecia em músicas de ninar.

“O Vira” – Ney Matogrosso

A discografia de Ney Matogrosso é um verdadeiro patrimônio cultural, contendo críticas sociais, apoio a causas de minorias, além de exaltar o folclore do país. Assim, “O Vira” cita diversos elementos místicos e lendas, como o gato preto e fadas.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados