Hoje, dia 25 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Macarrão. Assim, desde 1995 – instituído no Congresso Mundial de Pasta, em Roma – a data é reservada para valorizar um dos alimentos mais versáteis e populares do globo. Afinal, quem não ama uma boa massa?
Por mais que o consumo da pasta seja extremamente tradicional da Itália, sua origem é atribuída para diversas civilizações de diferentes regiões. No entanto, hoje o macarrão é essencial na cozinha italiana, não só no país, mas no mundo todo.
Dessa forma, um dos mais reconhecidos guias culinários de todo mundo, o Michelin, avaliou os restaurantes italianos da cidade de São Paulo. Confira quais pontos de alimentação receberam esta distinção crítica!
Borgo Mocca
$$
Primordialmente, o Borgo Mooca serve gastronomia com nuances italianas, renovando seu cardápio – assinado por Matheus Zanchini – baseado nos ingredientes frescos da semana. Com uma decoração despojada e aconchegante, o restaurante conta com um bar de coquetéis em seu subsolo, o Bargo.
Local: R. Barão de Tatuí, 302 – Santa Cecília
Più Higienópolis
$$
Outrossim, o Più Higienópolis propõe, além de culinária inventiva, pratos clássicos, todos assinados pelo chef Marcelo Laskani. O restaurante celebra as essências da Itália com massas frescas e, decerto, bons coquetéis.
Local: Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis
Zena Cucina
$$
Ainda mais, em um ambiente descontraído, o bistrô Zena Cucina serve pratos da cozinha tradicional do norte italiano – mais especificamente, da região da Ligúria. Assim, o Zena se aprimora em culinária artesanal, fornecendo doces e salgados.
Local: Rua Peixoto Gomide, 1901 – Jardins
Fasano
$$$
Já o Restaurante Fasano São Paulo, é um clássico estabelecimento de alta gastronomia, aberto desde 1982. Por conseguinte, a cozinha é comandada pelo Chef Luca Gozzani, e é dedicada à comida de qualidade, servida em um ambiente intimista e glamoroso.
Local: R. Vitório Fasano, 88 – Cerqueira César
Casa Santo Antônio
$$
Por fim, a Casa Santo Antônio aposta no tradicionalismo e na autenticidade, não só no ambiente, mas também no cardápio. Localizado na zona sul, em um casarão dos anos 60, a cozinha é comandada pelo Chef Aluísio Sabino e traz elementos clássicos e essenciais da Itália para o estabelecimento.
Local: Av. João Carlos da Silva Borges, 764 – Granja Julieta
Leia também: Os 10 melhores hits de Katy Perry, segundo a Rolling Stone