Dia Internacional da Felicidade: qual o segredo de uma vida mais feliz?

Nesta quarta-feira, 20 de março, a ONU comemora o Dia Internacional da Felicidade. A data foi escolhida para debater um tema de extrema importância para a sociedade. Com a aceleração social do tempo e o aumento do volume de carga de trabalho, muita gente enfrenta dificuldades para manter uma vida equilibrada e feliz.

Segundo o World Happiness Report 2023, o Brasil ocupa a posição 49 na felicidade geral. Em primeiro lugar, está a Finlândia, e os principais fatores analisados são os seguintes: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

Além disso, a psicologia positiva se debruça sobre o tema. Segundo o especialista em felicidade, Henrique Bueno, a felicidade reside especialmente em aproveitar a vida em meios às dificuldades. Saber que haverá percalços, no entanto, é necessário manter o cerne nestes momentos.

Henrique abordou, inclusive, a importância da gratidão no dia a dia. O cérebro é voltado para focar exclusivamente nos pontos negativos, especialmente do ponto de vista evolutivo. Contudo, um olhar treinado para a gratidão e para o lado positivo é essencial para o bem-estar.

Para quem se interessar pelo tema, por exemplo, o especialista indicou alguns livros essenciais. Por exemplo, “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, de Shawn Achor, e “A Coragem de Ser Imperfeito” de Brené Brown.

Aproveitando o momento, confira o bate-papo na íntegra:

Leia também: Dia da Felicidade: as músicas mais felizes, segundo a ciência

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados