Dia Mundial de Conscientização do Autismo: conheça origem da data

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta terça-feira, 2 de abril. A Organização das Nações Unidas instituiu a data como uma forma de conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, o objetivo é combater o estigma e a discriminação contra o TEA e promover a inclusão das pessoas neuro divergentes na sociedade.

No entanto, muita gente não sabe nem o que é o TEA. Em suma, ele é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação e o comportamento. As pessoas com TEA podem ter dificuldade em interação social, comunicação verbal e não verbal, além de apresentar comportamentos repetitivos e interesses restritos. Contudo, é importante reforçar que o TEA não é uma doença. É uma condição que acompanha a pessoa ao longo da vida.

Aliás, aproveitando que nesta terça-feira é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a gente te conta alguns dos sinais do TEA:

  • Dificuldade em fazer contato visual
  • Atraso no desenvolvimento da fala
  • Comportamentos repetitivos
  • Dificuldade em compreender as emoções dos outros
  • Interesses restritos

Entretanto, estes são somente alguns sinais que podem ser indicativos de uma pessoa neuro divergente. É importante procurar profissionais qualificados para realizar o diagnóstico como psiquiatras, neurologistas e terapeutas ocupacionais. Ademais, as pessoas com autismo têm direito a receber educação de qualidade e ter uma participação ativa na vida social.

Por conta disso, iniciativas como a ONG Friendship Circle são de extrema importância. A Alpha, inclusive, conversou com um pai integrante da organização e a diretora de marketing, Renata Chaves. Confira o bate-papo na íntegra:

Leia também: Dia Internacional da Síndrome de Down: celebre a diversidade!

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados