Dia Mundial do Gato: celebre a data com o seu felino

Os gatos ainda detém várias outras datas, como o Dia Internacional do Gato e o Dia Nacional do Gato Preto.

Sabia que 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato? Os bichanos são tão especiais para nós que eles ainda detém várias outras datas comemorativas, como o Dia Internacional do Gato (08 de agosto) e o Dia Nacional do Gato Preto (09 de novembro).
Ademais, segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, a população de felinos criados em casa foi a que registrou maior crescimento no país entre 2020 e 2021: foram 6% de alta neste período. Aliás, de acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nos lares brasileiros.
Cheios de manias e características próprias, os felinos são tão complexos que igualmente se destacam quando o assunto é mitos e verdades. Com certeza você, ou alguém que você já conhece, já questionou ações como: “por que os gatos ronronam?” ou “por que os gatos escondem suas fezes?”. Vale lembrar, ainda, das lendas em torno desses animais, como a má sorte que os gatos pretos supostamente trazem, o que já foi desmentido por diversos especialistas.
Mesmo sendo desgostados por alguns, os bichanos possuem verdadeiros adoradores, os chamados “gateiros”. Aliás, um exemplo dessa paixão são os recentes estabelecimentos intitulados como “Cat Café”. Como o nome diz, você pode apreciar um bom cappuccino enquanto acaricia um grupo de felinos no local. Ademais, o mercado de pet, especialmente o de gatos, cresce a cada ano e a expectativa é que esse nicho continue crescendo.

Confira nossa entrevista sobre o assunto

Bom, quando o assunto é gato, não faltam coisas para se falar. Assim, entrevistamos Marcela Becker, fundadora e vice-presidente do Instituto Ampara Animal. Ao longo da nossa conversa, ela deu detalhes sobre o trabalho realizado na organização, fundada em 2010 e focada na proteção animal no Brasil.
Além disso, em homenagem ao Dia Mundial do Gato, ela relatou sua experiência com os felinos desde a infância. Para completar, explicou sobre adoção responsável e cuidados necessários ao adotar um bichinho.
Entre os tópicos comentados, figuraram: hábitos dos gatos, como funciona um lar temporário, o que fazer ao perder um pet, motivos para adotar um bichinho, maneiras de ajudar a causa animal.
Confira abaixo o vídeo completo:

Leia também: Dieta Mediterrânea: benefícios e dicas de implementação

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados