Os filmes-concertos de Beyoncé, com “Renaissance”, e Taylor Swift, com “The Eras Tour”, arrecadaram milhões ao redor do mundo e, consequentemente, incentivaram massivamente a ida ao cinema.
Segundo a AMC Entertainment Holdings, a receita total dos cinemas AMC cresceu mais de US$ 1,1 bilhão no quarto trimestre de 2023. No mesmo período do ano anterior, o montante registrado ficou em cerca de US$ 990 milhões. Assim, o CEO AMC Theatres, Adam Aron, relacionou os bons números com os documentários musicais produzidos por Beyoncé e Taylor Swift:
“Literalmente todo esse aumento na receita e no EBITDA da AMC se atribui ao fato de termos exibido esses dois filmes em nossos cinemas nos EUA e internacionalmente”, declarou ele. Ademais, Aron acrescentou que ambas as produções superaram “tudo o que já estava nos cinemas” no último trimestre, incluindo filmes de peso por concorrentes como: Paramount Pictures, Sony Pictures e Lionsgate.
“Este é um resultado impressionante, dado que nenhum desses filmes estava na prancheta de ninguém até meados do ano e que foram os primeiros filmes distribuídos pela AMC em todos os nossos 103 anos de história”, disse Aron. “Que triunfo para a nossa empresa.”
“Taylor Swift: The Eras Tour” x “Renaissance: A Film by Beyoncé”
Lançado em outubro 2023, o filme-concerto “The Eras Tour” de Taylor Swift documenta três apresentações no SoFi Stadium, durante a turnê mundial iniciada no ano passado.
Além do sucesso de sua carreira musical, Swift também quebrou recordes com sua produção cinematográfica. A obra arrecadou US$ 92,8 milhões durante o fim de semana de estreia nos EUA e Canadá. Dessa forma, se tornou o filme-concerto nacional de maior bilheteria da história, de acordo com o Box Office Mojo, que monitora estes dados.
Entretanto, cerca de dois meses depois, outro gigante documentário musical dominou as telonas, sendo “Renaissance: A Film by Beyoncé”. Lançado em dezembro de 2023, o filme exibe cenas das apresentações realizadas durante a turnê que percorreu mais de 30 cidades. Aliás, ele também revela alguns bastidores da produção.
Apesar de não ter batido o montante de “The Eras Tour”, o filme de Beyoncé estreou em primeiro lugar, com US$ 21 milhões em vendas nos EUA. Os dados são segundo estimativas do AMC Theatres Sunday. Assim, o número se mostra expressivamente alto, ainda mais levando em conta que a obra chegou ao público pós-Ação de Graça, período de baixas bilheterias.
Leia também: Primeiras imagens oficiais da cinebiográfia de Roberto Gómez Bolaños são reveladas