No dia 28 de agosto de 2009, há exatos 15 anos, o Oasis encerrava as atividades. Após uma briga séria nos bastidores do festival Rock En Seine, em Paris, na França, Noel Gallagher comunicou sua saída do grupo.
Tanto a apresentação marcada no evento, quanto outras duas datas posteriores, acabaram canceladas – com o anúncio da suspensão da primeira delas sendo feito à plateia pelo Bloc Party. Por meio do site oficial, o guitarrista e compositor apenas escreveu:
“É com tristeza e grande alívio que comunico que deixei o Oasis hoje à noite. As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não conseguiria continuar trabalhando com Liam por mais um só dia. Desculpe a todas as pessoas que compraram ingressos para os shows de Paris, Konstanz e Milão.”
Carta aberta
Não muito tempo depois, no mês seguinte, o músico publicou uma extensa carta aberta ao público. Ao longo do texto, alegou que sofreu uma “intimidação violenta” e que, por isso, resolveu deixar o irmão Liam e os outros colegas:
“Desde a última sexta-feira, 28 de agosto, fui forçado a deixar o grupo de rock ‘n’ roll pop de Manchester Oasis. Os detalhes não são importantes e são muitos para listar. Mas sinto que vocês têm o direito de saber que o nível de intimidação verbal e violenta contra mim, minha família, amigos e companheiros se tornou intolerável. E a falta de apoio e compreensão da minha gerência e dos meus colegas de banda não me deu outra alternativa a não ser buscar novos caminhos.
Desculpas provavelmente não são suficientes, eu sei, mas temo que seja tudo o que tenho. Os últimos 18 anos foram verdadeiramente, verdadeiramente incríveis (e eu odeio essa palavra, mas hoje é a única vez que a considerarei apropriada). Um sonho que se tornou realidade. Levo comigo memórias gloriosas.”
A briga que ocasionou o fim do Oasis
Depois que Noel optou por abandonar o Oasis, a banda não continuou com as atividades. Relembrando o episódio em conversa para o Last Fm em 2011, conforme o Whiplash, o músico pontuou que a mencionada discussão com o irmão ultrapassou todos os limites, o que fez com que tomasse a decisão:
“Eu poderia ter voltado, feito o show, ido embora, feito o outro show na Itália, e aí ficaríamos um ano e meio sem nos ver. Poderia ter sido diferente, [mas] eu simplesmente entrei no carro e pensei: ‘Não, dessa vez não. Foi violento e desnecessário. Tô fora!'”
Aliás, como reportado pela Far Out Magazine, o membro contou o momento com detalhes. Segundo o relato, a briga ficou acalorada ao ponto de quase partirem para agressão física:
“Liam saiu do meu camarim, foi para o seu próprio e voltou com uma guitarra. Ele começou a empunhá-la como um machado, não estou brincando. Foi um ato violento realmente desnecessário. Ficou balançando a guitarra e quase arrancou meu rosto com ela. O instrumento caiu no chão e ficou quebrado. Pensei: ‘Sabe de uma coisa? Vou cair fora daqui, não consigo mais fazer isso.”
Ponto de vista de Liam Gallagher
Enfim, em entrevista à revista Sunday Times Culture no ano passado, (via The Times), Liam reconheceu os problemas ocorridos na turnê de divulgação ao álbum “Dig Out Your Soul”. Porém, deixou claro que achou exagerada a atitude do irmão:
“Eu amo meu irmão, amo minha família e não havia necessidade de acabar com o Oasis. Talvez alguém tenha ficado meio alterado durante a turnê. Talvez alguém tenha bebido demais. Mas não deveríamos ter nos separado por causa disso.”
O retorno do Oasis
Nesta terça-feira (27), os irmãos Liam e Noel Gallagher anunciaram uma série de shows pelo Reino Unido e Irlanda entre os meses de julho e agosto de 2025.
Inicialmente, essas são as datas:
- Estádio Principality em Cardiff, no País de Gales– 04 e 05 de julho
- Heaton Park em Manchester, na Inglaterra – 11, 12, 19 e 20 de julho
- Estádio de Wembley em Londres, na Inglaterra – 25 e 26 de julho e 02 e 03 de agosto
- Estádio Edinburgh Scottish Gas Murrayfield em Edinburgo, na Escócia– 08 e 09 de agosto
- Dublin Croke Park, em Dublin, na Irlanda – 16 e 17 de agosto