No último dia 20 de novembro, Gary “Mani” Mounfield, baixista do Stones Roses e Primal Scream, faleceu aos 63 anos. A notícia chegou ao público pelo irmão do músico, Greg, revelando que o artista partiu “pacificamente em sua casa em Heaton Moor”, em Manchester.
Segundo o portal Manchester Evening News, Mani se foi em decorrência “‘problemas respiratórios’ relacionados a uma doença pulmonar preexistente“.
Agora, nesta segunda-feira (22), o artista foi velado na Catedral de Manchester em uma cerimônia para família e amigos. Estiveram presentes para dar adeus ao música Liam Gallagher e Bonehead, do Oasis, Ian Brown, John Squire, Bobby Gillespie e mais.
Rest in Peace Mani ❤️ pic.twitter.com/0YKzYuTLSe
— The Stone Roses 🍋🍋🍋 (@StoneRoses_News) December 22, 2025
Brown, vocalista do Stone Roses, fez um discurso durante a cerimônia. Confira:
“Mani era como um irmão para mim, um camarada musical. Alma e espírito belíssimos. Mani conseguia rir de qualquer escuridão. Ele era a alma da festa em qualquer lugar onde estivesse.” [via NME]
Vale destacar que fãs acompanharam o cortejo fúnebre que partiu da casa do baixista até a igreja, em um trajeto de cerca de 12km.
Homenagem do Oasis para Mani
Após a morte de Mani, o Oasis fez uma homenagem ao baixista, dedicando a ele um momento das apresentações em São Paulo, no Brasil, que aconteceram logo depois ao falecimento nos dias 22 e 23 de novembro.
Os astros dedicaram a música “Live Forever” ao artistas, além de exibir uma foto do eterno integrante do Stone Roses no telão, fazendo toda a banda tocar em direção à imagem.
Abaixo, confira registros do momento:


