O Oscar de “Melhor Animação” deixará de ser a categoria mais jovem da cerimônia de premiação em 2026. A Academia de Hollywood anunciou, no mês passado, a criação da estatueta para direção de elenco, que vale já para os filmes produzidos em 2025. Mas, até que isso aconteça, o reconhecimento último foi para as animações, confirmado só em 2002. A Bela e a Fera (1991), por exemplo, teve que concorrer a “Melhor Filme” em 1992.
Já o primeiro filme da franquia Toy Story (1995) disputou, sem vencer, “Melhor Roteiro Original”, a primeira animação a conseguir a proeza, “Melhor Trilha Sonora – Comédia/Musical” e “Melhor Canção Original”. Os responsáveis por Woody, Buzz e companhia ganharam um Oscar simbólico pela contribuição ao cinema.
A justiça com as animações foi feita pouco depois da virada do século e premiou, ao todo, 22 filmes até hoje. Confira abaixo cinco destaques do gênero que venceram o Oscar.
Shrek (2001) / Oscar 2002
A estreia da premiação não poderia ser melhor. O ogro verde da DreamWorks tinha adversários de peso, como Jimmy Neutron, da Nickelodeon, e Monstros SA, da Pixar. Porém, sobressaiu o carisma de Shrek, Fiona, Burro Falante e a turma completa.
Procurando Nemo (2003) / Oscar 2004
Se a era da internet estivesse mais avançada por aquela época, talvez, o sucesso teria sido ainda maior graças aos memes, que viriam posteriormente. Uma história marcante para pais e filhos, incorporada na relação de dos peixes-palhaços Marlin (pai) e Nemo (filho) e a irreverência da amiga esquecida Dory. Aliás, deixou para trás Irmão Urso.
Os Incríveis (2004) / Oscar 2005
Outro que diverte a família e gera identificação em muitas pessoas. Afinal, cada qual tem uma qualidade particular. O Sr. Incrível e a força, a Mulher Elástica e a elasticidade, claro, Flecha e a velocidade, e Violeta e a proteção. Nem mencionei os poderes nascentes do bebê Zezé.
Ratatouille (2007) / Oscar 2008
A lista de ratos e camundongos famosos nas animações e nos desenhos é extensa: Mickey, Jerry, Stuart Little. Mas, quando o assunto é cozinhar, não há melhor escolha que Remy, o companheiro do desastrado chef Linguini. Ganhou o crítico de gastronomia Anton Ego no filme e os críticos do Oscar na vida real.
Toy Story 3 (2011) / Oscar 2010
Já que não puderam concorrer com o primeiro, venceram com o terceiro e o quarto filmes, este último em 2020. Pois, como não lembrar daquela que provavelmente é a cena mais emocionante da franquia. Todos os brinquedos de mãos dadas a caminho da morte em um incinerador até serem resgatados por uma garra de metal salvadora. A história começou com Andy indo para a faculdade.
Veja também: Conheça os indicados à categoria “Melhor Animação”