Relembre “Summer of Soul”, documentário ganhador do Oscar 2022

Para quem adora música, o documentário “Summer of Soul” é um prato cheio. A produção traz imagens inéditas e depoimentos exclusivos sobre um festival de música que aconteceu durante a década de 60 junto ao Woodstock. No entanto, o Harlem Cultural Festival trazia como centro e foco a música negra. Grandes nomes do soul e jazz se apresentaram e trouxeram suas sonoridades diversas e ricas ao palco e aos sortudos que passavam por lá. A produção, inclusive, angariou o Oscar de “Melhor Documentário de Longa-Metragem” em 2022.

Em síntese, a sinopse oficial afirma o seguinte “Conheça os bastidores do lendário Harlem Cultural Festival realizado em 1969, que celebrou a música e a cultura afro-americana e promoveu o orgulho e a unidade negra.”

Ademais, uma das presenças mais ilustres é de Stevie Wonder. Durante a produção, são exibidas imagens dele cantando clássicos e um dos pontos altos é sua apresentação de “Supersition”.

Outra figura de importância fundamental para o festival foi Nina Simone. A cantora de jazz foi pioneira no seu ramo e é considerada por muitos como uma das maiores cantoras de todos os tempos. No entanto, além de suas interpretações marcantes e repletas de emoção, Nina foi uma grande ativista do movimento negro e lutou pelos direitos civis do povo negro nos Estados Unidos.

Aliás, para conferir o trailer do filme, assista abaixo:

Cerimônia do Oscar 2024

Já na edição deste ano, o Oscar 2024, as produções indicadas na categoria “Melhor Documentário de Longa- Metragem” são os seguintes: “20 Days in Mariupol”, “The Eternal Memory”, “Four Daughters”, “Bobi Wine: The People’s President” e “To Kill a Tiger”. A cerimônia de premiação aos vencedores acontece neste domingo, 10 de março. Aliás, a expectativa está alta para saber quem vence na categoria “Melhor Filme”, com a aposta ficando para “Oppenheimer”, com 13 indicações.

Leia também: Os maiores atores da história, mas que nunca ganharam Oscar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados