Após um período de incerteza, parece que o The Who retornará em um futuro próximo. Recentemente, o guitarrista Pete Townshend e o vocalista Roger Daltrey conversaram sobre uma possível reunião da banda em 2025. Aliás, os dois são os últimos membros fundadores vivos.
Segundo Townshend, o retorno se tornou uma possibilidade após um almoço entre os músicos. “Há algumas semanas, me encontrei com Roger para almoçar”, disse em entrevista ao portal The Standard. “Estamos em bons termos. Nos amamos. Estamos ficando um pouco enferrujados, mas definitivamente faremos algo no próximo ano.”
No entanto, um disco inédito segue fora de cogitação, principalmente devido à resistência de Daltrey. “Roger não está muito interessado, mas eu amaria um fazer outro álbum e talvez tente convencê-lo quanto a isso”, completou. Aliás, a coletânea mais recente do conjunto, intitulada “Who”, saiu há cinco anos, em 2019.
No passado, em 2023, o vocalista já havia afirmado à NME sua opinião sobre uma nova produção: “Qual é o ponto de fazer álbuns? Lançamos um disco há quatro anos [“Who”] e não deu em nada. É um ótimo álbum, mas, nesses dias, não existe interesse para novas músicas. As pessoas querem ouvir canções antigas. Não sei o porquê, mas é um fato”.
Por outro lado, o cantor está mais otimista em relação a apresentações ao vivo. A última turnê do The Who aconteceu em 2023 e contou com o apoio de uma orquestra durante os shows.
Assim, em conversa com o The Standard, Pete a descreveu como “gloriosa”. No entanto, agora, a dupla gostaria de retornar em outro formato. “Estamos ansiosos para fazer barulho, fazer bagunça e cometer erros.”
Como está o The Who atualmente
A mais recente formação do grupo contava com Townshend e o cantor/companheiro fundador Roger Daltrey, acompanhados mais recentemente pelo baterista Zak Starkey (filho de Ringo Starr), pelo guitarrista e vocalista Simon Townshend (irmão mais novo de Pete) e outros.
No ano passado, os músicos realizaram a extensa turnê, “Hits Back!”, com uma orquestra. O evento terminou em agosto de 2023, na Inglaterra, após passar pela América do Norte e outros países da Europa.
Por fim, o baterista fundador Keith Moon morreu em 1978 e o baixista John Entwistle em 2002. Até o momento, a banda está sem planos confirmados, além da declaração do guitarrista.