Por: Carolina Peliciari
Vinicius de Moraes foi um poeta, compositor, cantor e jornalista brasileiro que marcou a história da literatura e da música brasileira. Em parceria com Tom Jobim, o poeta produziu músicas de sucesso como “Garota de Ipanema”, “Tarde em Itapuã” e “Onde Anda Você”. Ao longo de sua carreira, Vinicius participou de projetos importantes ao lado de grandes nomes como Chico Buarque, Toquinho, João Gilberto e Nara Leão.
Hoje, dia 19 de outubro, o artista completaria 107 anos. E, para homenagear um dos poetas brasileiros mais importantes da história, fizemos uma lista com seis curiosidades sobre a vida e as obras de Vinicius de Moraes. Confira:
1 – O poeta escreveu o seu primeiro poema com apenas nove anos de idade. A obra foi inspirada em um dos seus primeiros amores, uma garota chamada Cacy.
2 – Vinicius e o músico Baden Powell passaram duas semanas trancados em um quarto de hotel, nos anos 1960, para compor e produzir músicas. A iniciativa rendeu vinte sambas, entre eles, algumas das canções que estão presentes no álbum “Os Afro Sambas”.
3 – A parceria e amizade entre o poeta e Tom Jobim era muito forte. Tom apelidou Vinicius de Poetinha, apelido carinhoso que fez sucesso entre os seus amigos mais íntimos.
4- Composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a canção “Garota de Ipanema” é uma das músicas mais importantes e emblemáticas para a história da Música Popular Brasileira. Segundo a produtora Universal, “Garota de Ipanema” é a segunda música mais executadas na história, ficando atrás apenas de “Yesterday” dos Beatles.
5 – Vinicius de Moraes produziu a peça teatro “Orfeu da Conceição”, em 1954. Baseada no mito grego Orfeu, o poeta contou com a participação de Tom Jobim para elaboração da trilha sonora do espetáculo.
6- A peça “Orfeu da Conceição” inspirou a criação do filme francês “Orfeu Negro”, que ganhou o prêmio mais importante no Festival de Cannes e um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1959.