6 livros baseados em fatos reais

Por: Carolina Peliciari 

A leitura é uma ótima forma de conhecer e entender mais sobre a história. E, hoje, fizemos uma lista com seis livros baseados em fatos reais que são verdadeiros clássicos literários, e que trazem relatos verídicos de momentos e acontecimentos marcantes, como o desastre nuclear em Chernobyl e a Segunda Guerra Mundial. Confira: 

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher (Svetlana Aleksiévitch)

Escrito pela ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2015, Svetlana Aleksiévitch, o livro “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher” traz depoimentos de diversas mulheres soviéticas que foram combatentes durante a Segunda Guerra Mundial. A autora construiu a narrativa da obra com base nos relatos de sofrimento e angústia vivido por essas mulheres, durante a guerra. Com histórias que evidenciam momentos de violência, medo, fome e frio. 

Vozes de Tchernóbil – A História do Desastre Nuclear (Svetlana Aleksiévitch)

Da mesma autora de “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, o livro “Vozes de Tchernóbil” reúne relatos sobre um dos maiores acidentes nucleares que aconteceram no mundo. Por meio de depoimentos de pessoas que foram afetadas diretamente pelo desastre, desde trabalhadores, crianças e cientistas, a escritora mostra o ponto de vista dos sobreviventes. 

A Sangue Frio (Truman Capote)

Escrito por Truman Capote, o livro “A Sangue Frio” é considerado um dos maiores clássicos do jornalismo literário. A obra aborda a história do assassinato de uma família de uma cidade no interior do Kansas, nos Estados Unidos. No decorrer da narrativa, o autor descreve cada momento que antecedeu o crime, que matou o pai, a mãe e os dois filhos, até a prisão dos dois assassinos. 

O Livro Amarelo do Terminal (Vanessa Barbara)

Produzido pela escritora e jornalista Vanessa Barbara,  “O Livro Amarelo do Terminal” é uma obra que traz relatos e histórias que aconteceram no maior terminal rodoviário da América Latina, o Tietê. Para escrever o livro, a autora frequentou o local por seis meses a procura de personagens e acontecimentos marcantes.

No decorrer da narrativa, o leitor conhece um pouco da vida das pessoas que passam pelo terminal, desde vendedores, passageiros até os funcionários. Além disso, Vanessa aborda a história do terminal Tietê e traz estatísticas impressionantes das idas e vindas dos passageiros diariamente.

O Reino e o Poder (Gay Talese)

Escrito por Gay Talese, o livro “O Reino e o Poder” conta a história de um dos maiores e mais importantes jornais do mundo, o “The New York Times”. Na obra, o autor, e então editor do jornal, mostra de perto as transformações que ocorreram ao longo dos anos na empresa, além de fazer uma análise da linha editorial do jornal e expor a relação com o meio político. 

O Olho da Rua (Eliane Brum)

O livro “O Olho da Rua” reúne uma série de reportagens feitas em diferentes partes do Brasil com histórias sobre a vida na periferia, a busca pelo ouro em Serra Pelada e as desigualdades existentes em cada canto do país. Além de trazer relatos dos personagens, a jornalista Eliane Brum mostra os bastidores da produção de cada matéria. 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados