Saiba quais são as melhores e piores posições para dormir e porquê

Em que posição você dorme à noite? Muitas são as dúvidas sobre qual é a melhor posição para se dormir. E se você nunca pensou muito na posição em que dorme, é hora de fazê-lo. A posição errada não afeta apenas a sua sensação de bem-estar ao acordar pela manhã, mas pode aumentar ou diminuir o risco de certas doenças.

Passamos um terço de nossas vidas dormindo, por isso é importante escolher uma posição que auxilie seu corpo na recuperação física e, ao mesmo tempo, que contribua para um sono de alta qualidade.

Dormindo de costas (barriga para cima)

É muito raro dormir de costas. Se você fizer isso, a boa notícia é que dormir com a face para cima o pescoço e a coluna permanecem em uma posição neutra e é ótimo para prevenir dores no pescoço e nas costas.

Dormir com a face para cima também ajuda a reduzir o risco de refluxo ácido, desde que você use um bom travesseiro para manter a cabeça alinhada. A principal desvantagem de dormir de costas é que aumenta o risco de ronco e/ou apneia do sono, em comparação a dormir de lado.

Dormindo de lado

Na hora de dormir, você se deita de lado? O mesmo acontece com a maioria dos adultos e é uma ótima posição para dormir.

Ao contrário de dormir de costas, dormir de lado reduz os sintomas da apneia do sono e pode aliviar o ronco. Dormir de lado com as costas retas mantém a coluna alinhada, o que pode ajudar a minimizar o risco de dores na coluna e no pescoço.

Mas há um problema. Dormir de lado pode colocar pressão no quadril em que você está deitado. E se você deseja manter a aparência jovem, lembre-se de que pressionar metade do rosto contra um travesseiro pode causar rugas faciais.

Dormindo sobre a barriga (bruços)

Apenas 7% dos adultos preferem esta posição. Se você faz parte dessa estatística, vale a pena tentar uma nova posição, pois dormir de bruços acarreta vários riscos.

É difícil manter a coluna em uma posição neutra quando deitado de barriga para baixo. Essa posição exerce pressão sobre as articulações e os músculos, o que pode causar dores, dormência e formigamento.

É melhor evitar dormir nesta posição completamente, mas se for a única em que você pode dormir, reduza os riscos procurando um travesseiro ortopédico e durma com a cabeça voltada para o lado. Isso ajudará a manter suas vias respiratórias abertas.

Dormir em posição fetal

A posição fetal é de longe a posição mais fisiológica para dormir. É uma boa notícia se você se enquadrar neste grupo porque a posição fetal mantém a coluna neutra, melhora a circulação em seu corpo e diminui os batimentos cardíacos.

E a desvantagem que você precisa observar nessa posição é a pressão exercida nos joelhos e nas pernas ao dobrá-las com muita força.

Então, qual posição é a vencedora?

Dormir de lado acarreta menos riscos à saúde do que outras posições. No entanto, como cada pessoa é diferente, é difícil dizer que uma determinada posição para dormir seja a melhor. Se você tem um problema de saúde que atrapalha o seu sono, procure um especialista 

E lembre-se de que embora você vá dormir em uma determinada posição, é improvável que você passe a maior parte da noite nessa posição.

Ajustar-se a uma nova posição de dormir leva tempo, mas é possível. Seja paciente consigo mesmo e use travesseiros para ajudar a treinar seu corpo para a nova experiência.

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