Dia do Folclore: conheça séries que abordam contos e lendas

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de preservar a valorização cultural no país. E com isso, cada nação tem elementos únicos de folclore. 

Para quem gosta de histórias míticas nacionais com personagens que fazem parte do nosso folclore popular, selecionamos algumas produções do gênero que estão espalhadas pelas plataformas de streamings. Presentes nos catálogos como o da Netflix, Amazon Prime Video, Play Plus, Globo Play e até no YouTube. Confira essa lista e divirta-se!

1- Cidade Invisível

Não podíamos começar a lista sem mencionar o sucesso estrondoso da série Cidade invisível, logo em sua estreia chegando a figurar no top 10 da Netflix em 40 países, e já teve sua segunda temporada confirmada. Durante a trama, acompanhamos um detetive que se depara com um boto cor-de-rosa morto em uma praia, e que, a partir daí, descobre a existência de um mundo subterrâneo com diversas criaturas advindas do folclore brasileiro.

2 – Imaginário

Websérie carioca de terror psicológico, Imaginário foi criada e dirigida por Bruno Esposti. Apesar de não estar disponível em nenhum streaming, ela pode ser conferida no YouTube. Com episódios independentes e curtos, ela dramatiza histórias de medo e tensão que têm como protagonistas personagens folclóricos ou lendas urbanas brasileiras. 

3-  Sítio do Picapau Amarelo 

Destinado ao público infantil, o Sítio do Picapau Amarelo é uma série exibida originalmente pela TV Tupi, que ganhou outras duas versões pelas mãos da Rede Globo. Gravada em live-action e inspirada nas histórias homônimas escritas por Monteiro Lobato, a série é ambientada em um sítio, em que acompanhamos as aventuras vividas pelos simpáticos personagens moradores do lugar e os seres folclóricos das redondezas.

4- Turma do Pererê

Apesar de não estar disponível no TV Brasil Play, serviço de streaming gratuito da TV Brasil, o desenho A Turma do Pererê está no canal do Youtube da emissora. Baseado nos quadrinhos criados pelo cartunista Ziraldo, o seriado em live-action recria de maneira humorada as histórias vividas por Pererê (o Saci), o índio Tininim, o coelho Geraldinho e toda a sua turma de amigos.

5 – Folclore Brasileiro

Com uma ideia bastante diferente, Folclore Brasileiro do Amazon Prime Video é um programa de culinária apresentado por Isadora Becker. Na série, a apresentadora conta a origem de diversas lendas nacionais que têm ligação com algum alimento do nosso país, e ensina uma receita deliciosa feita com o ingrediente.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados