Especialista fala sobre os benefícios do empreendedorismo em live da Alpha

Por: Carolina Peliciari 

O empreendedorismo é uma das áreas de negócios que mais crescem no Brasil, em momentos de crise e desafios, muitas vezes, ter o seu próprio negócio é uma ótima oportunidade para se reinventar. 

Diante disso, nós convidamos o especialista em Mídias Digitais pela ESPM, Founder e Head Of Business Development da empresa Macfor, Fabrício Macias para falar sobre empreendedorismo e sobre as vantagens de iniciar um negócio. 

De acordo com Fabrício, empreendedorismo é ação, sendo assim, para iniciar na carreira é necessário ter conhecimento em diversas áreas, desde marketing, finanças, controladoria e direito. 

Para o especialista, embora não haja uma escola específica que ensine somente empreendedorismo, as pessoas que desejam iniciar um negócio, devem investir em cursos: “Quem quer começar a empreender precisa procurar esse ecossistema de empreendedores que, hoje, produzem conteúdos muito valiosos e gratuitos, seja nas redes sociais ou na própria imprensa. Então, é necessário ir atrás dessas pessoas e não esperar a ideia milagrosa”, explicou.

Uma das áreas de empreendimento que mais tem crescido nos últimos anos, em diversos países, inclusive no Brasil, são as startups. Segundo a Associação Brasileira de Startups, a Abstartups, em 2019, o país tinha 12.700 empresas deste ramo, o que representa um crescimento de 27% em comparação a 2018. 

De acordo com Fabrício, as startups são empresas criadas a partir de um custo baixo, sem muito investimento e que são escaláveis, ou seja, não necessitam de muita aplicação financeira para gerar lucro. “Startups são tentativa e erro, então é necessário fazer um mínimo protótipo viável, que é colocar a ideia de pé em duas semanas. Eu acho que tem muita oportunidade e muito mercado”, disse. 

O especialista destacou, ainda, os cuidados necessários que os empreendedores precisam ter, independente da área em que atuam, seja o empreendedor mais experiente ou até mesmo o que está iniciando. “Os dois cuidados que todo empreendedor deve ter é: contratar um bom advogado e ter um bom planejamento financeiro”, aconselhou Fabrício. 

Para conferir a entrevista na íntegra clique aqui

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados