Hoje, dia 28 de outubro, o vencedor do Oscar, Joaquin Phoenix, completa 50 anos de idade. Sobretudo, o ator deu vida a personagens icônicos em filmes como “Coringa”, “Ela” e, claro, “Gladiador”. Isto é, o épico de 2000 foi de grande importância para a carreira de Phoenix, o colocando pela primeira vez dentre os indicados ao Oscar, no caso, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
“Eu nunca havia feito parte de uma produção tão grande… Eu estava realmente aterrorizado.”, conta Joaquin sobre a gravação de “Gladiador”. Dessa forma, o longa que, inicialmente, intimidou o intérprete, se tornaria basilar em sua trajetória.
Joaquin Phoenix interpreta, no filme de Ridley Scott, o antagonista, Imperador Cômodo. O personagem – presente nos livros de história – está disposto a eliminar qualquer um que esteja em seu caminho. Assim, é uma figura cruel, que vê Maximus, o protagonista interpretado por Russell Crowe, como uma ameaça ao seu controle e poder.
No entanto, mesmo sendo o vilão de “Gladiador”, Phoenix interpreta Cômodo de maneira multifacetada, trazendo ao imperador vulnerabilidade e angústia, características que refletem a decadência moral de seu personagem.
Em entrevista, Crowe disse que se sentiu “envergonhado” por ter recebido prêmios por seu desempenho, ao invés de Phoenix. “A última vez que vi este filme fiquei um pouco envergonhado por ter sido escolhido e por ter recebido tantos prêmios. A história de Maximus é indiscutivelmente essencial para a força motriz do filme, mas há muito mais do que eu. Não sei por que o resto do mundo não percebeu o quão majestoso Joaquin estava no filme. A atuação de Joaquin Phoenix é insana”, disse o ator.
Sobre “Gladiador 2”
“Gladiador 2” chega às telonas de todo o Brasil no dia 14 de novembro. O primeiro longa, lançado em 2000, acumulou doze indicações ao Oscar, o qual levou cinco delas, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Ator.
Com protagonismo de Paul Mescal, Denzel Washington, Pedro Pascal e Joseph Quinn, a sequência promete ser um dos maiores sucessos do ano. Confira a sinopse oficial:
“Mais de duas décadas após os eventos de Gladiador (2000), Lúcius — neto do antigo imperador romano Marco Aurélio e filho de Lucilla e Maximus — vive com sua esposa e filho na Numídia. Soldados romanos liderados pelo general Marco Acácio invadem a província, matando sua esposa e forçando Lúcius à escravidão. Inspirado pela história de Maximus, Lúcio resolve lutar como gladiador sob a tutela de Macrino, um antigo escravo que planeja derrubar os jovens imperadores Caracala e Geta.”
Leia também: Stephen King elege o filme mais assustador de todos os tempos