Itaú Cultural lança plataforma gratuita de streaming 

Neste sábado (19), é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro e, aproveitando o gancho para celebração da data, o Itaú Cultural acaba de lançar a sua plataforma de streaming. Chamado de Itaú Cultural Play, o catálogo promete enaltecer a cinematografia nacional. 

Reunindo cerca de 135 títulos a princípio – com produções dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal – a plataforma abrange filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. São diversas opções gratuitas, que podem ser acessadas via navegador e smartphones. 

"A curadoria e o uso da tecnologia foi pensado para a democratização desse conteúdo audiovisual", conta Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, na coletiva de imprensa de lançamento do IC Play, que aconteceu na última quinta-feira (17). Segundo ele, a ideia da gratuidade é para que alcance mais pessoas, de forma que democratize o cinema e audiovisual brasileiro. "Com a pandemia e, posteriormente, o pós-pandemia, a arte e a cultura precisam estar muito prontas para acolher todas as pessoas. A plataforma não substitui as salas de cinema, mas a ideia é levar a arte para todos e oferecer uma opção a mais de acesso ao audiovisual", completa. 

Neste primeiro momento, a Itaú Cultural Play estreia com uma mostra dedicada ao cineasta Glauber Rocha e uma homenagem ao ilustre produtor Luiz Carlos Barreto, dando visibilidade e acesso a produções históricas. Além disso, não fica de fora o cinema contemporâneo, com produções reconhecidas pela crítica e premiadas em festivais, além do cinema independente, filmes universitários e mostras temáticas, com parceiros institucionais. 

A grade também garante o equilíbrio de gênero por trás das câmeras, com filmes realizados por 56 diretoras e 64 diretores, além de trazer diversas obras de autoria negra e indígena. "Vamos trazer a diversidade da nossa cinematografia para o grande público, cumprindo nosso compromisso de ampliar o acesso à cultura brasileira", conta Saron. 
Para conferir todo o conteúdo e acompanhar as produções, basta acessar o site e criar um login. 

spot_img
spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados