Após se recuperar de um aneurisma cerebral, a cantora de folk Joni Mitchell fará uma apresentação especial no Grammy Awards 2024, que acontecerá no dia 4 de fevereiro (domingo). Na última década, a artista canadensa sofreu um AVC que a deixou incapaz de falar e, assim, acabou se afastando de vez dos palcos.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de ser sua primeira performance na premiação, Joni já ganhou o prêmio 9 vezes, sendo o primeiro em 1970 com sua canção “Clouds”. Já neste ano, ela está concorrendo a categoria de “melhor álbum folk” com “Joni Mitchell at Newport”. O álbum marca a primeira vez da artista nos palcos em mais de 20 anos, em um show de quase 3 horas de duração. O espetáculo contou com hits como “Big Yellow Taxi” e “Both Sides Now”, além dos convidados especiais Brandi Carlile, Wynonna Judd e Marcus Mumford.
Além disso, a academia resolveu homenageá-la com um dos títulos mais relevantes concedidos pelo Grammy Awards, o prêmio de Personalidade do Ano. Esta gratificação é baseada não apenas na música de Joni Mitchell, mas também em sua contribuição política para a sociedade.
Joni e a política
No ano de 2022, a cantora de “Big Yellow Taxi” resolveu retirar suas canções do Spotify, alegando que não gostaria de estar em uma plataforma que propaga informações falsas sobre a covid-19. Isto aconteceu devido ao contrato de exclusividade que o Spotify estabeleceu com Joe Rogan, dono de um dos maiores podcasts contra a vacinação.
“Eu decidi retirar todas as minhas músicas do Spotify. Pessoas irresponsáveis estão espalhando mentiras que custam vidas”, escreveu Joni em suas redes.
Saiba mais artistas que irão comparecer na cerimônia: Grammy 2024: U2 vai se apresentar na Esfera em Las Vegas