Não é novidade que o cafezinho é preferência nacional. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o café é a segunda bebida mais consumida no país, e só perde somente para a água, pois, o consumo da cafeína nos deixa mais alertas, melhora o humor e otimiza a produtividade. Porém, você sabia que o consumo excessivo de café pode trazer riscos à saúde?
Afinal, o que é considerado consumo excessivo de café?
O principal composto químico do café é a cafeína, que também está presente em outras fontes, como em alguns tipos de chás, em refrigerantes e no chocolate. Ela é considerada um estimulante, pois atua diretamente sobre o sistema nervoso central, além dos sistemas respiratório e cardíaco.
Quais os riscos à saúde?
Os sintomas mais comuns do consumo excessivo de café estão relacionados à taquicardia, causada pelo aumento da pressão arterial e elevação dos batimentos cardíacos. Além disso, a bebida também ativa alguns grupos musculares, provocando tremores.
Por atuar no sistema nervoso central, outros possíveis riscos do exagero na hora do cafezinho são irritabilidade, ansiedade, inquietação e insônia. A dor de cabeça também é um sintoma muito comum, assim como os refluxos gástricos e o aparecimento de úlceras.
Se consumida sem exageros, no entanto, a bebida pode trazer muitos benefícios. É conhecido que a cafeína possui algumas propriedades anticancerígenas, além de poder ajudar no tratamento de diabetes e na prevenção da doença de Alzheimer.
Você sabia que a cafeína não está apenas no café?
Se caso você goste dos efeitos estimulantes da cafeína, mas não quer consumir o velho e bom café, saiba que existem outras bebidas que têm o mesmo efeito e sem causar muitos riscos. Confira algumas:
chá-verde: ainda que contenha cafeína, a quantidade é menor nessa bebida. Outra vantagem é que ele contém antioxidantes que ajudam no combate a diversas doenças;
chá de hortelã: essa também é uma opção estimulante, além de ser benéfica para a respiração e para o estômago;
alfarroba em pó: esse ingrediente é parecido com o cacau e pode ser misturado com leite quente ou mel;
água com limão: se você procura uma solução mais refrescante para substituir a cafeína, essa é uma boa dica. Experimente colocar raspas de limão na sua água, assim como algumas gotas da fruta.