Paraolimpíada: os 4 brasileiros com mais medalhas

Com a Paraolimpíada de Paris a todo vapor e o Brasil dentre as dez nações mais prolíficas da edição, reunimos uma lista com os quatro maiores medalhistas do país!

Inegavelmente, este ano já se mostra exitoso para nossos atletas, visto que, com as informações condizentes as do dia 4 de setembro, os brasileiros já acumulam mais de 50 medalhas. Dessa forma, confira o ranking: 

Daniel Dias – Natação (27 medalhas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes)

Primordialmente, encabeçando a lista, está o nadador paulista Daniel Dias. Recordista mundial, Dias carrega 27 medalhas olímpicas em seu nome, sendo 14 delas medalhas de ouro.

Ele representou o Brasil em Paraolimpíadas, a primeira em Pequim-2008 e a última em Tóquio-2021. O atleta, hoje aposentado, é referência no paradesporto, sendo um dos maiores campeões em sua modalidade.

André Brasil – Natação (14 medalhas: 7 ouros, 5 pratas e 2 bronzes)

No entanto, não nos faltam recordistas entre nossos atletas. Outro é André Brasil. O nadador carioca foi introduzido às piscinas ainda bebê e se profissionalizou em 1992.

André é dono de 14 medalhas, duas das quais foram conquistas com tempo recorde.

Clodoaldo Silva – Natação (14 medalhas: 6 ouros, 6 pratas, 2 bronzes)

Clodoaldo Silva, além de ser um dos mais importantes nomes do paradesporto, é Cavaleiro Especial da Ordem do Mérito Militar. O nadador se tornou referência no país pelo alto rendimento em competições internacionais.

Por conta disso, Clodoaldo acendeu a pira olímpica na cerimônia de abertura no Rio de Janeiro, durante os Jogos Paraolímpicos de 2016.

Adria Santos – Atletismo ( 13 medalhas: 4 ouros, 8 pratas, 1 bronze)

Por fim, a primeira mulher da lista, Ádria Santos é uma velocista mineira apelidada de “Filha do Vento”, devido sua impressionante rapidez. A atleta se profissionalizou aos 13 anos, indo a Paraolimpíada de Seul e se tornando medalhista apenas um ano depois.

Mais uma condecorada com a Ordem do Mérito Militar, a atleta fundou o Instituto Ádria Santos, que oferece aulas gratuitas de atletismo para crianças de 6 a 12 anos em Joinville-SC.

Leia também: Paris-2024: conheça em detalhes as medalhas da Olimpíada

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados