O cantor Mark Lanegan, falecido em 2022 aos 57 anos, ganhará um tributo em Londres, no próximo dia 5 de dezembro. Chamado “Mark Lanegan 60 – A Celebration”, o evento acontecerá na casa de show Roundhouse exatamente dez dias depois do que seria seu aniversário de 60 anos.
Artistas, amigos e colaboradores de Lanegan farão apresentações de suas músicas. Entre os convidados estão Dave Gahan, da banda Depeche Mode, Josh Homme e Troy Van Leeuwen, do Queens of the Stone Ages, e Gregg Dulli, do Afghan Whigs.
De acordo com Dulli, além de canções, os artistas também dividirão histórias que viveram com Mark. “Que noite maravilhosa vai ser. Cantando músicas dele [Mark Lanegan] e compartilhando histórias do nosso querido amigo em uma merecida celebração de sua vida e música”, disse no comunicado a respeito do tributo.
Ver essa foto no Instagram
Os ingressos do evento serão vendidos no dia 1º de outubro pelo site My Ticket.
Quem foi Mark Lanegan?
O músico viveu quase 40 anos no cenário musical. Aliás, Lanegan começou como vocalista da banda de rock Screaming Trees. O grupo esteve inserido no mesmo contexto grunge que a icônica Nirvana, embora não tenha atingido o mesmo nível de fama. Já na carreira solo, lançou 12 produções, sendo uma delas o EP “Here Comes That Weird Chill”. Dessa forma, seu último álbum, “Straight Songs of Sorrow”, saiu em 2020.
Além disso, Mark foi um colaborador assíduo da banda “Queens of the Stone Age”, liderada por Josh Homme, que estará presente no tributo de dezembro. Inclusive, entre 2001 e 2005, o ex-Screaming Trees foi um membro fixo do grupo de stoner rock.
Dessa forma, Lanegan esteve presente no terceiro álbum de estúdio da Queens of the Stone Age, o intitulado “Songs for the Deaf”. O músico estadunidense ficou responsável por vocais do disco, que conta com os sucessos, “No One Knows” e “Go With The Flow”, as duas canções mais ouvidas da banda no Spotify.
Além disso, a coletânea tem outra participação especial: Dave Grohl, do Nirvana e Foo Fighters, foi o baterista da produção. Aliás, ele esteve na banda entre 2001 e 2002.