Decerto, dentre as mais marcantes trilhas-sonoras dessa década estão as dos filmes da franquia “Duna”. E não é para menos, o primeiro filme lançado venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, concedido a Hans Zimmer, aclamado músico que compôs para a película.
No entanto, o feito está fadado a não se repetir. Isto porque, a Academia do Oscar rejeitou a elegibilidade da obra de Zimmer para premiação, devido seu uso de elementos sonoros presentes no filme anterior de “Duna”, lançado em 2021 e que o rendeu a honraria máxima do cinema.
Segundo a Variety, dentre as regras vigentes da Academia está: “Em casos como sequências e franquias de qualquer mídia, a trilha sonora não deve usar mais de 20% de temas pré-existentes e músicas emprestadas de trilhas sonoras anteriores da franquia”.
Contudo, mesmo sem poder ser indicado por “Duna: Parte 2”, Hans Zimmer tem outra composição elegível para concorrer ao prêmio. Esta é a trilha de “Blitz” – para saber tudo sobre o filme, clique aqui –, a qual também assina. Se indicado, esta seria sua 13ª indicação para o Oscar em sua prolífica carreira.
Ressalta-se que o músico participou em mais de 150 filmes . Dentre eles estão: “O Rei Leão” (1994), “Gladiador” (2000) e “O Cavaleiro das Trevas” (2008).
Assista o trailer de “Duna: Parte 2”
Leia também: “Uma obra-prima épica ”: Confira as primeiras reações de “Gladiador 2”