Uma tatuagem merece cuidados mesmo depois de cicatrizada, porém, durante o verão a atenção deve ser redobrada. Pequena ou grande, a exposição neste período do ano pode ser prejudicial ao traço da arte. Desta forma, é importante aumentar as precauções para garantir maior duração e beleza.
Ao sair do estúdio do tatuador, as recomendações de não tomar sol são muito enfatizadas para não prejudicar a cicatrização ou causar infecções indesejadas. Mas, além disso, a exposição dos rabiscos acompanhada de banhos de piscina e mar pode danificar a pigmentação da tinta, ainda que a tatuagem tenha sido feita há muito tempo.
O uso de roupas mais leves e abertas durante a estação mais quente do ano aumenta a incisão dos raios solares na pele. Por isso, abuse do protetor solar não só na tatuagem, mas em todo o corpo. Em caso de tatuagens não cicatrizadas, o protetor não é recomendado, mas você pode usar roupas com proteção UV para garantir a defesa da pele.
Como de costume, não esqueça de ingerir água e sucos naturais. O fato de manter a pele e o organismo hidratados garante o não ressecamento, também, da área da tatuagem. Desta forma, você evita a queima da pigmentação e mudança da cor, afinal ninguém quer uma tatuagem desbotada, não é?
Kaenna Mota
Portal Saúde Minuto