Você sabe escovar seus dentes? Conheça os erros mais comuns

Todo mundo já conhece o segredo para ter um sorriso bonito e saudável: escovar bem os dentes, passar o fio dental ao menos uma vez por dia e usar o enxaguante bucal frequentemente. Mas, por mais que você tenha muito cuidado, existem alguns erros bem comuns, mas pouco conhecidos, que podem prejudicar sua saúde dentária. Saiba quais são.

  1. Escovar os dentes com muita força

O ideal é não escovar os dentes com uma força excessiva, como se você estivesse pronto para tirar uma mancha de um tapete . Em longo prazo, tende a desgastar o esmalte dos dentes. Isso pode deixá-los sensíveis, sem brilho, amarelados ou com as pontas quase transparentes. 

Usar uma escova muito dura também causa o mesmo efeito – provocando erosões,  retrações gengivais e exposição de parte da raiz dos dentes, o que gera sensibilidade e pode causar dor. Dessa forma, prefira sempre utilizar uma escova macia e evite pressioná-la demais nos dentes.

  1. Escovar os dentes logo após as refeições 

 É necessário escovar os dentes após as refeições, entretanto, não logo após comer. Controverso? A gente te explica – o indicado é esperar cerca de meia hora. Esse é o intervalo que a saliva precisa para neutralizar a acidez gerada pelos alimentos. Escovar os dentes após as refeições contribui para corroer o esmalte dos dentes, deixando-os amarelados. 

  1. Escovar os dentes várias vezes por dia 

 É quase uma crença popular de que quanto mais, melhor. Entretanto, quantidade não quer dizer qualidade. Escovar os dentes muitas vezes por dia prejudica a saúde da gengiva e compromete o esmalte dentário. A recomendação é realizar escovação ao acordar, antes de dormir e após grandes refeições, como almoço ou jantar.

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados