Todo mundo já conhece o segredo para ter um sorriso bonito e saudável: escovar bem os dentes, passar o fio dental ao menos uma vez por dia e usar o enxaguante bucal frequentemente. Mas, por mais que você tenha muito cuidado, existem alguns erros bem comuns, mas pouco conhecidos, que podem prejudicar sua saúde dentária. Saiba quais são.
-
Escovar os dentes com muita força
O ideal é não escovar os dentes com uma força excessiva, como se você estivesse pronto para tirar uma mancha de um tapete . Em longo prazo, tende a desgastar o esmalte dos dentes. Isso pode deixá-los sensíveis, sem brilho, amarelados ou com as pontas quase transparentes.
Usar uma escova muito dura também causa o mesmo efeito – provocando erosões, retrações gengivais e exposição de parte da raiz dos dentes, o que gera sensibilidade e pode causar dor. Dessa forma, prefira sempre utilizar uma escova macia e evite pressioná-la demais nos dentes.
-
Escovar os dentes logo após as refeições
É necessário escovar os dentes após as refeições, entretanto, não logo após comer. Controverso? A gente te explica – o indicado é esperar cerca de meia hora. Esse é o intervalo que a saliva precisa para neutralizar a acidez gerada pelos alimentos. Escovar os dentes após as refeições contribui para corroer o esmalte dos dentes, deixando-os amarelados.
-
Escovar os dentes várias vezes por dia
É quase uma crença popular de que quanto mais, melhor. Entretanto, quantidade não quer dizer qualidade. Escovar os dentes muitas vezes por dia prejudica a saúde da gengiva e compromete o esmalte dentário. A recomendação é realizar escovação ao acordar, antes de dormir e após grandes refeições, como almoço ou jantar.