Para além dos hits, o álbum “Rio”, lançado pelo Duran Duran em 1982, ficou marcado pela ilustração da capa. Idealizada por Patrick Nagel, a imagem traz uma mulher sorridente de cabelos escuros. Agora, 42 anos depois, um fã-clube descobriu que, na verdade, a inspiração para o desenho veio de uma modelo.
Em suma, um registro da modelo Marcie Hunt, para um editorial da Vogue Paris, publicado em fevereiro de 1981, foi responsável por originar a capa do disco (via Igor Miranda). O perfil mencionado conseguiu chegar à fonte após muitas pesquisas e consultas com o assistente do ilustrador, como explicou nas redes sociais:
“Há algum tempo, Barry Hahn, assistente de Patrick Nagel, confirmou que as artes tanto de ‘Rio’ quanto da música ‘My Own Way’, feitas para o grupo, foram criadas a partir de imagens que já existiam.
Por causa disso, comecei a comprar várias revistas de moda da época que Pat possivelmente teria: desde versões europeias da Vogue até Linea Italiana e revistas americanas como GQ, Glamour e US Vogue. Fiz minha sobreposição e as imagens se alinharam. Contatei o assistente Barry, que me parabenizou pela ‘grande descoberta’.”
Ver essa foto no Instagram
Repercussão pelo Duran Duran
Aliás, a própria banda repostou a descoberta nas redes sociais. Não só a banda, como a protagonista de toda história. Surpreendentemente, Marcie não fazia ideia de que havia sido usada como referência.
“Isso é tão legal. Eu não sabia até agora da minha foto na capa de ‘Rio’. Muito emocionante! Amo Duran Duran e dancei ao som de muitas de suas músicas nos anos 1980 e, mais tarde, no meu casamento com o meu marido Tom. Obrigada a todos pelos comentários maravilhosos. E assim, ainda estou viva”, comentou na publicação feita pelo grupo.
Vale destacar que “Rio”, além da faixa-título, inclui “My Own Way”, “Hungry Like the Wolf”
e “Save a Prayer”. Sobretudo, é um dos trabalhos mais bem-sucedidos dos artistas.