“De Volta ao Novo”: curiosidades sobre o mais recente álbum do Jota Quest

Acostumada a revisitar seu próprio repertório em shows retrospectivos que resultam em álbuns ao vivo, a banda Jota Quest lançou alguns singles inéditos nos anos 2020. Em suma, “A voz do coração” (2020) – composta e gravada com Rael – e “Imprevisível” (2021) chegaram na época. No entanto, o grupo não apresentava um álbum de músicas inéditas desde “Pancadélico” (2015), lançado há oito anos. Assim, o lançamento do álbum “De volta ao novo – Volume 1”, no final de 2023, encerrou o período sem grandes novidades.

Sobre o último álbum do Jota Quest

A obra conta com nove das 18 faixas do álbum gravadas entre janeiro e agosto de 2023 nos estúdios Minério de Ferro (BH) e Midas (SP). Assim sendo, sob a produção musical de Rick Bonadio, “De volta ao novo vol. 1” apresenta uma música inédita de Nando Reis, “Só o amor liberta”. Isso ocorre 20 anos após o grupo mineiro ter lançado uma composição do cantor, “Do seu lado” (2003). 

Outra novidade do repertório é “O último beijo”, composta pelos membros do quinteto. Assim, Rogério Flausino (voz), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclados), PJ (baixo) e Paulinho Fonseca (bateria) produziram em parceria com Podé e Beto Nastácia.

Em suma, entre os convidados do álbum estão Herbert Vianna, que participa da faixa “Fique bem” (Tibless, Marco Túlio e Rogério Flausino), e Nairo, cantor maranhense que contribui em “Seguindo meu flow” (PJ, Renato Gallozi, Nairo, Dougie e Tiê).

Além dos interlúdios “Hotel Paradise” e “Suíte number 5” (temas compostos por Paulinho Fonseca e Marcio Buzelin, respectivamente), o disco traz “Loco-loco”. Aliás, esta é uma inédita versão em português (feita pelo próprio Jota Quest) do hit argentino “Amor loco” (2010), música composta por Emmanuel Horvilleur. O argentino é integrante do duo portenho de funk-rap Illya Kuryaki & Valderramas – junto com Lucas Martí.

“Dos versos do ‘De Volta Ao Novo’ nasceram o nome e o conceito desse nosso novo álbum, que remete, entre outras reflexões, à força e à importância de nossa decisão por mais esta ‘reconexão’ da banda em busca de um novo repertório. Essa nossa ‘resiliência’, após tantos anos de caminhada juntos reafirma, de alguma forma, conceitos poderosos como amizade, amor, respeito mútuo, coragem e união de forças, em prol de um futuro próspero para nossas vidas e de nossos fãs, que espelham a nossa própria existência. O ‘De Volta Ao Novo’ é para nós, antes de tudo, uma grande vitória”, comemora Rogério Flausino, vocalista da banda, nas redes sociais.

A promessa é de que o volume 2 chegue “logo mais”.

Turnê da banda com as novas músicas

Comemorando 25 anos de carreira, o Jota Quest anunciou a turnê “JOTA 25 – De Volta ao Novo”. Iniciada em julho de 2022, a série de shows tinha como intuito reviver cada fase vivida pela banda ao longo dos últimos anos.

Inclusive, a performance ganhou uma divisão em três atos (sólido, líquido e gasoso), fazendo referência aos “estados físicos da matéria”. À época, o vocalista Rogério Flausino destacou:

“Mais que celebrar nossos 25 anos de carreira, a “JOTA25” quer celebrar A VIDA. Tantas coisas aconteceram nesta nossa longa caminhada e continuamos por aqui, juntos, fortes e unidos. Há muito o que comemorar! É hora de extravasar geral os sentimentos, agradecer as conquistas, matar as saudades, realizar os sonhos e olhar pra frente”.

E claro que São Paulo não poderia faltar no itinerário. Conforme comunicado, a banda levará para a capital paulista “uma mega produção que promete uma experiência imersiva de som, luz e imagens”. Em suma, o show acontecerá no dia 15 de junho, no Allianz Parque. Ingressos estão à venda no site da Ticket360.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados