5 livros essenciais para conhecer Kurt Cobain

Líder do Nirvana nos deixou há exatamente trinta anos; veja algumas obras indispensáveis para entender a genialidade do artista

Há exatas três décadas, Kurt Cobain nos deixava. Aos 27 anos, o líder do Nirvana, no auge de sua carreira, cometeu suicídio, o que, por consequência, também encerrou a trajetória da banda.

Sem dúvida, um dos maiores ícones do grunge, a história de vida do vocalista e guitarrista é, até hoje, motivo de curiosidade, ainda mais por sua música ter atravessado gerações e continuar ressoando. Sendo assim, separamos cinco livros essenciais para conhecê-lo.

Heavier than heaven – Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain

Lançada em 2001, “Heavier Than Heaven” é considerada a biografia definitiva do artista. Escrita pelo jornalista Charles Cross, que tinha proximidade com o cantor, a obra inclui entrevistas com Courtney Love (esposa), Krist Novoselic (baixista do Nirvana), familiares e muito mais. Sobretudo, aborda a vida de Cobain desde os primórdios, destacando a sua infância difícil e conflitos com os pais, e refletindo acerca dos desafios enfrentados pelo astro advindos da fama, terminando com os turbulentos dias finais. Em contrapartida, não há qualquer relato de Dave Grohl, baterista do trio e atual líder do Foo Fighters, e as singularidades do astro como compositor e artista visual acabam pouco exploradas.

Diários de Kurt Cobain

Os diários de Kurt Cobain são um profundo mergulho na mente do cantor. Desenhos, anotações, listas, composições e até pensamentos pouco coerentes ou metafóricos aparecem ao longo das 294 páginas. Crua e sem linearidade, a obra disponibilizada em 2002 ajuda o leitor a entender o raciocínio e valores do artista. Contudo, vale destacar que o conteúdo original era composto por cerca de 23 diários e 800 páginas e boa parte ainda permanece um mistério. Love diz ter guardado de forma privada 75% dos documentos, incluindo os textos mais sensíveis. Ainda, ele perdeu alguns cadernos devido à uma inundação em 1992, segundo Charles Cross.

Come As You Are – A História do Nirvana

Diferentemente de “Heavier Than Heaven”, “Come as You Are”, de Michael Azerrad, foi escrita com Kurt Cobain ainda em vida. Sendo assim, ele participou diretamente do processo, concedendo entrevistas que renderam até o documentário “About a Son”. Nesse caso, a obra, atualmente fora de circulação no país, ajuda a entender o caráter artístico do Nirvana como um todo e a genialidade por trás da banda.

The Original Art of Kurt Cobain

Em 2019, Frances Bean Cobain, única filha do artista, lançou uma série de produtos licenciados ligados ao pai para enaltecer seu legado. O foco dos itens, principalmente roupas, não focava em seu lado musical, mas sim, em seus desenhos. Por isso, ela disponibilizou um livro de mesa, cujo material compila as obras de arte originais do músico. Apesar de não estar à venda no Brasil, é possível ver um pouco a respeito nesse vídeo postado pelo canal de Gabriel Pugliani.

Nirvana – A Verdadeira História

Poucas obras são tão completas quanto “Nirvana: A Verdadeira História”. Com 736 páginas em sua versão física recentemente publicada no Brasil, o livro teve idealização de Everett True. Amigo pessoal de nomes do grunge, ele ficou marcado por ter empurrado a cadeira de rodas de Kurt na famosa cena no palco do Reading Festival em 1992, como também por ter acompanhado cada passo da banda de perto. Com muitos contextos, detalhes e aprofundamento, é indispensável para qualquer fã ávido.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados